8 dicas do Facebook para navegar em segurança

A segurança dos utilizadores continua a ser uma prioridade para o Facebook. Por forma a tornar a experiência dos utilizadores mais segura, a rede social destaca alguns passos que ajudarão a prevenir eventuais questões de segurança.

A plataforma social sugere as seguintes dicas:

  • Escolher uma palavra-passe única e forte. O Facebook aconselha combinações de pelo menos seis letras, números e sinais de pontuação. O utilizador não deve usar a mesma palavra-passe para contas adicionais. Os serviços LastPass, KeePass ou 1Password poderão ser úteis, dado que permitem definir e memorizar palavras-passe únicas para a conta do utilizador.
  • Evitar links suspeitos. Mesmo que venham de amigos ou de empresas conhecidas, incluindo enviados nos emails, é necessário evitá-los. Caso o utilizador veja algum link que seja suspeito, deve imediatamente reportá-lo. O utilizador não deverá realizar downloads se não tiver certezas do seu conteúdo.
  • Certificar se a página é verificada. O utilizador deve ficar igualmente atento a páginas falsas e a aplicações/jogos.
  • Não aceitar pedidos de amizade de pessoas desconhecidas. Por vezes, os burlões criam contas falsas para criar amizade com pessoas, sendo que ao tornar-se amigo de burlões estes terão acesso ao spam na sua timeline e poderão identificá-lo em publicações e enviar-lhe mensagens maliciosas.
  • Não fornecer as suas informações de acesso. Às vezes as pessoas ou Páginas prometem aos seus utilizadores algo se estes partilharem os seus dados de acesso com eles. Em situações que seja pedido a reintrodução da palavra-passe no Facebook, deve-se verificar se o endereço da página ainda tem facebook.com/ na URL.
  • Verificar o URL da página antes de serem inseridas as informações de login. Em caso de dúvida, o utilizador deve digitar facebook.com no seu motor de pesquisa para retornar à página verdadeira.
  • Atualizar o seu motor de pesquisa. As novas versões de motores de busca de Internet têm proteção de segurança, tendo, por exemplo, a possibilidade de avisar o mesmo, caso esteja prestes a ser alvo de phishing.
  • Executar um software antivírus. Só assim o utilizador poderá proteger-se de vírus e malwares.