Facebook aposta na literacia digital dos portugueses

Get Digital é um programa gratuito com recursos educativos para ajudar os jovens portugueses a navegar com segurança na internet.

O Facebook apresentou em Portugal um programa de literacia digital para os jovens, pais e educadores.

O Get Digital é um programa gratuito que oferece recursos educativos para ajudar os jovens portugueses a navegarem de forma segura num mundo digital progressivamente mais complexo.

Ao mesmo tempo, procura dar-lhes a capacidade e conhecimento suficiente para influenciar a comunidade digital de forma positiva.

Neste momento particular de pandemia, em que os jovens estão cada vez mais tempo online, os recursos do ‘Get Digital’ foram desenhados para serem usados tanto pelos jovens, como pelos pais e educadores, seja em casa ou na sala de aula.

Os recursos educativos do ‘Get Digital’ estão organizado em cinco pilares: ‘Alicerces digitais’; ‘Bem-estar digital’; ‘Interação digital’; ‘Emancipação digital’; e ‘Oportunidades digitais’.

Estes cinco pilares estão distribuídos num módulo de três partes distintas: educadores, pais e jovens. Assim, enquanto os educadores têm acesso a 37 lições para apresentar a alunos dos 11 aos 18 anos, os pais podem aceder a cinco vídeos que sugerem como interagir com os filhos relativamente a estes temas, e por fim, os próprios jovens têm uma série de exemplos de impacto positivo na comunidade online, assim como exercícios e atividades.

O programa ‘Get Digital’ foi desenvolvido em cooperação com organizações como o Harvard Berkman Klein Center for Youth and Media, Yale Center for Emotional Intelligence, o Greater Good Science Center, Teaching Tolerance, International Society for Technology in Education (ISTE) e a National PTA.