Alcatel-Lucent transforma a rede IP da Telefónica

A Alcatel-Lucent está a recorrer à sua tecnologia IP e especialização em serviços para transformar as redes fixas e móveis da Telefónica. O objetivo da empresa francesa passa por responder ao crescente consumo de dados e vídeo por parte dos seus clientes, bem como continuar a assegurar níveis de custo e eficiência operacionais satisfatórios.

Na base do crescimento de tráfego de dados nas redes da Telefónica está o conteúdo de vídeo. Em 2014, a empresa triplicou a sua base de assinantes de pay-TV para 1,9 milhões de clientes. Com a expansão do seu serviço Movistar TV e com o lançamento de serviços de vídeos pessoais e catch-up TV, a Telefónica ambiciona o crescimento contínuo da sua base de clientes, esperando atingir para, até ao final deste ano, os quatro milhões de assinantes para este serviço.

A procura entre os subscritores de serviços móveis da Telefónica continua a aumentar, assim como entre os clientes do seu negócio de acesso físico. O anúncio que a operadora fez no início deste ano indica também a sua intenção de triplicar as velocidades nos seus serviços de linha fixa de fibra. Face a esta procura, a Telefónica pretende aumentar a capacidade da rede e reduzir a complexidade por forma a gerir o tráfego com ainda maior eficiência.

A Alcatel-Lucent vai disponibilizar a sua tecnologia de routing IP como parte integrante do projeto de três anos “Fusión Red IP” com a Telefónica que terá início nos próximos meses em Múrcia, Espanha. O intuito é simplificar a rede e com um design de rede que fará colapsar os tradicionais oito layers de rede para apenas quatro. Com este projeto os serviços residenciais e empresariais irão convergir numa única rede, sendo que o limite do serviço IP será colocado mais perto dos clientes para que Telefónica possa assim usar a capacidade de rede de forma mais eficiente e otimizar a disponibilização de dados e vídeos. Tal permitirá melhorar a performance, reduzir os custos e preparar o palco para serviços avançados no futuro.

Adicionalmente a Alcatel-Lucent vai utilizar a sua especialização em serviços para gerir este projeto, o que inclui a instalação e o comissionamento, a integração de sistemas e a migração dos serviços atuais para a nova arquitetura de rede.