Cionet revela que 86% das empresas fazem outsourcing de parte dos seus serviços

A Cionet Internacional levou a cabo uma investigação sobre as melhores práticas de serviços de TI em empresas. O estudo contou com a participação de mais de 90 profissionais de diferentes indústrias, que atuam, na sua maioria, em instituições com mais de mil colaboradores, onde predominou a indústria financeira, seguindo-se o sector público.

Foi constatado que 86 por cento das empresas já fazem outsourcing de parte dos seus serviços, e os que não o fazem planeiam fazê-lo no futuro. Uma maior flexibilidade na capacidade dos serviços e um maior foco na inovação estão na razão deste outsourcing.

As áreas de frameworks de governança foram igualmente abordadas no estudo, com o objetivo de ver quais as plataformas mais utilizadas pelas empresas para efetuarem a gestão dos serviços.

O survey demonstrou que mais de 80 por cento das organizações pesquisadas usam o ITIL como ferramenta de gestão de serviços de TI, enquanto 20 por cento das empresas utilizam o ISO e COBIT, ainda que, muitas vezes, em combinação com ITIL.

Cerca de 77 por cento dos inquiridos confirmaram que partilham os resultados da performance dos serviços de TI através de KPIs, mesmo que muitos o façam apenas em reuniões formais para esse efeito. A maioria considera importante ter informação sobre a performance dos serviços de TI não só de forma reativa na sequência de uma reclamação ou problema, mas também de uma forma proativa e da busca constante de melhorar os serviços.