Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento do transporte com cartão bancário ou smartphone.

A Indra vai gerir um dos projetos de bilhética mais importantes a nível mundial, que abrange toda a rede de transportes públicos da Irlanda, com um modelo baseado na contabilidade dos passageiros.

A National Transport Authority (NTA), entidade responsável pela sua administração, escolheu a Indra como parceiro estratégico para prestar este serviço e trabalhar em conjunto durante 10 anos, período que pode ser prolongado por mais 10 anos após a assinatura de um acordo e a adjudicação de um contrato avaliado em centenas de milhões de euros.

A empresa ganhou este projeto após um longo processo de concurso conduzido pela NTA.

Como parte da solução, a Indra implementará um sistema de backend multimodal para facilitar a integração de múltiplos operadores de transporte; implementará e operará os canais de venda, tanto virtuais como presenciais, incluindo a rede de retalho para a venda de títulos de transporte, com um desenho adaptado a todos os utilizadores de transportes públicos.

Além disso, a Indra será responsável pela gestão financeira do processo de recolha e cobrança, equipará toda a rede com os mais modernos equipamentos de venda, validação e controlo, e realizará a manutenção, logística e operação de todo o sistema.

O projeto da Indra incorporará tecnologias de vanguarda, como a utilização de um cartão bancário, telemóvel ou smartwatch como meio de acesso ao transporte, “o que aumenta a rapidez e a comodidade do passageiro”.

Além disso, graças à gestão através de contas do passageiro (Account Based Ticketing-ABT) garante-se a aplicação da melhor tarifa para o utilizador e descontos em função do seu perfil ou do grupo a que pertence.

Raúl Ripio, diretor geral de Mobility&Technology da Indra, qualificou este contrato como um “grande êxito”, já que “reforça a posição da Indra como uma das três ou quatro empresas do mundo com capacidade de gestão e tecnologia para desenvolver um projeto desta dimensão e complexidade no país mais tecnológico da Europa atualmente, e que será uma referência para muitos outros projetos e países pelo inovador modelo de gestão que apresenta”.

Bernard Higgins, diretor de Tecnologia de Transportes da NTA, felicitou a Indra pelo seu sucesso e afirmou: “A adjudicação deste contrato à Indra representa um marco significativo para a NTA e para os utilizadores de transportes na Irlanda. Esperamos trabalhar com a empresa nos próximos anos para conceber e implementar uma solução de bilhética moderna, flexível, integrada e preparada para o futuro, que satisfaça as necessidades dos nossos clientes em todo o país.”

A solução tecnológica desenvolvida pela Indra impulsiona a mobilidade sustentável e acessível na Irlanda, centrando-se na melhoria contínua da experiência do viajante, reduzindo os tempos de espera, fomentando o uso do transporte público e aumentando a confiança no sistema de transporte. A solução foi concebida para ser integrada num futuro modelo de oferta de Mobilidade como Serviço (MaaS).