Projeto da NOVA IMS com a Porto Digital permite medir dinâmica da cidade

O IDU permite medir a dinâmica urbana diária da cidade do Porto apoiando o planeamento e a gestão de intervenções, no diagnóstico de problemas e na resposta a situações inesperadas.

O Primavera Sound foi o evento com maior impacto na cidade do Porto em 2022.

Esta foi uma conclusão do “Indicador de Dinâmica Urbana” (IDU), desenvolvido pelo NOVA Cidade: Urban Analytics Lab, da NOVA Information Management School (NOVA IMS), com a Porto Digital.

O IDU permite medir a dinâmica urbana diária da cidade do Porto – nomeadamente a intensidade do tráfego, a utilização de transportes públicos, as viagens de e-scooter e a qualidade do ar – apoiando assim o planeamento e a gestão de intervenções, no diagnóstico de problemas e na resposta a situações inesperadas num curto espaço de tempo.

O IDU – que foi recentemente finalista dos Portugal Digital Awards – atingiu o valor máximo às primeiras horas do segundo dia do Primavera Sound, a 10 de junho, com o índice de tráfego a disparar mais de 150% face aos valores médios registados durante o ano, enquanto a utilização de e-scooters escalou 83%.

Em contrapartida a utilização de transportes públicos manteve-se inalterada durante os três dias do evento.

De acordo com o Administrador Executivo da Porto Digital, Paulo Calçada, “o IDU permite que as cidades sustentem as suas políticas futuras em dados e métricas que permitem acompanhar em permanência as mudanças e documentam o desempenho das políticas em vigor. Este indicador composto constitui uma poderosa ferramenta para criar políticas baseadas em evidências, permitindo a definição de uma estratégia urbana e de planos a longo prazo que tenham tanto de ambiciosos como de mensuráveis”.

O mesmo responsável adianta que, em 2024, o IDU passará a operar, em permanência, em tempo real, permitindo validar o seu impacto e qualidade e, paralelamente, assegurar a sua calibração:  “No futuro, esta ferramenta, que poderá incluir outros sub-indicadores, deverá ser colocada em ferramentas de gestão do tipo cockpit para monitorização em tempo real da cidade do Porto como, por exemplo, no Centro de Gestão Integrada.”

Para Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA IMS e Coordenador do NOVA Cidade, “com o IDU os dados das atividades urbanas diárias permitem, por um lado, tomar o ‘pulso à cidade’ e obter uma visão holística da mesma e, por outro, tomar decisões mais informadas e assentes em factos. Esse é o maior propósito do IDU. Recolher, analisar e disponibilizar os dados que promovam mudanças estruturais e com impacto positivo no território. A sua metodologia inovadora permite a implementação do indicador noutras cidades”.