3M e Alphabet juntas na área da saúde

A 3M e a Verily Life Sciences, uma área de negocio da empresa Alphabet, a empresa “mãe” da Google, desenvolveram uma aliança para o desenvolvimento de ferramentas que ajudem a diminuir custos no sistema de saúde, identificar tendências, melhorar a eficiência e aumentar a qualidade dos serviços prestados.

Basicamente, esta nova área de negócio pretende então desenvolver novas tecnologias para medir a saúde da população, para ajudar a gerir o desempenho clinico e financeiro dos prestadores de cuidados de saúde.

As empresas explicam que a plataforma de tecnologia conjunta será concebida com o objetivo de analisar dados de desempenho de qualidade nos sistemas de saúde, populações de doentes e para disponibilizar informação significativa que possa ser usada para promover melhorias reais e sustentáveis na qualidade e custos de saúde.

 “Na 3M, estamos constantemente a avaliar de que forma a tecnologia de informação de saúde pode ajudar a melhorar a eficiência, qualidade e custos da prestação de cuidados de saúde,” afirmou em comunicado JaeLynn Williams, vice-presidente e diretor-geral da 3M Health Information Systems.

“Esta colaboração reflete o nosso compromisso com a inovação contínua em sistemas de informação de saúde, que abarcam os problemas reais dos cuidados de saúde atuais, enquanto protegem a privacidade e segurança dos dados de saúde.”

 A plataforma tecnológica conjunta vai ser desenvolvida a partir da ampla experiência da 3M em codificação e classificação de dados de saúde e das suas metodologias de estratificação de risco, líderes da indústria, utilizadas por hospitais e gestores de saúde, para reportar a qualidade do atendimento e como base para novos modelos de financiamento com base em resultados.

Já a Verily vai aplicar o seu conhecimento profundo em análise de dados e o desenvolvimento de ferramentas de software e algoritmos para ajudar a tornar estes dados de saúde úteis e processáveis.