Categories: Segurança

3M explica como evitar visual hacking

Na experiência realizada, um white hat hacker, alguém que procura falhas em sistemas para os comunicar posteriormente segundo a ética hacker, fez-se passar por trabalhador temporário em oito empresas americanas, não incluindo a 3M. As conclusões revelam que, em 88 por cento das vezes, este foi capaz de obter informações sensíveis e confidenciais a partir da visualização dos ecrãs de computador dos colaboradores e ainda tirando vantagem do que continham as suas secretárias.

Hoje em dia, é muito fácil o acesso a informação confidencial, principalmente em locais de trabalho, que são cada vez mais open space. O simples facto de alguém olhar para o nosso ecrã pode ser uma ameaça à privacidade das empresas.

Em comunicado é revelado que, durante um estudo, ninguém parou o falso trabalhador temporário em 70 por cento das vezes, mesmo quando este tirava uma fotografia ao ecrã de um computador. Este white hat hacker obteve informação sensível nas secretárias dos colaboradores, nomeadamente listas de contatos, informação de clientes, dados financeiros e dados de login dos empregados.

Por forma a proteger os colaboradores contra este tipo de hacking visual, a 3M sugere quatro passos, sendo que o primeiro passa por ativar o modo screen lock quando estes já nãos se encontrem ao pé do computador. É também importante o uso de um filtro de privacidade, como o 3M Privacy Filter, para que o ecrã não seja alvo de olhares indiscretos. Remover os documentos impressos da fotocopiadora de imediato é outra precaução a tomar, bem como proteger documentos que possam ser utilizados para phishing como listas de contatos de colaboradores e clientes.

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

2 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

3 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

3 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

5 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

5 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago