A IFS, uma empresa de aplicações globais, relevou que de acordo com um inquérito levado a cabo junto de aproximadamente 500 decisores de empresas de sectores como a manufactura, construção, retalho, gás e petróleo, automóvel, energia e utilities, e outras indústrias, que 86% dos inquiridos pensam que a transformação digital irá desempenhar um papel central no seu mercado mas 40% admitem a inexistência de uma estratégia específica.
Quando questionados dentro da empresa sobre quem é responsável pelo processo de transformação digital os inquridos nomeiam o CIO (40%), o CEO (39%) e o CFO (35%), enqutanto o CTO (20%) e o CMO (6%) não são considerados como influentes neste aspecto.
Quando os líderes organizacionais (CXO) respondem sobre quem lidera a transformação digital assumem, em certo ponto, que são eles próprios. 53% dos CEO’s consideram-se responsáveis. Os números correspondentes aos CFOs e CIOs são de 69% e 63%, respectivamente.
86% dos inquiridos afirmam que a transformação digital irá desempenhar um papel central no seu mercado nos próximos cinco anos e 76% afirmam necessitar de mais informação acerca deste tema. Contudo, muitas empresas não abordaram a questão da implementação de estratégias: 40% dos inquiridos responderam que não têm uma estratégia clara para este tema.
Quando questionados sobre as disrupções tecnológicas e o quão importantes são elas para conduzir à transformação digital os inquiridos atribuiram os seguintes ratings, por indústria:
(Escala: 1-100. 1 = Não Importante; 100 = Muito importante)
O inquérito revela que se verificam diferenças regionais sobre a visão das responsabilidades internas:
“Este estudo demonstra como os líderes organizacionais de sectores grandes perceberam o potencial que a transformação digital oferece mas em muitos casos ainda não há uma estratégia em curso para levar este processo a bom porto. Isto demonstra que há ainda uma grande incerteza acerca de quem é o responsável por conduzir a transformação digital dentro da empresa. As empresas devem clarificar os seus objectivos e assim definir estratégias para utilizar o potencial total que a Transformação Digital tem para oferecer.”, afirmou em comunicado Gustavo Brito, Managing Director da IFS Ibérica.
Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…
A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…
O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…
Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…
O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…
Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…