NEC assina acordo global com grupo Telenor

A NEC Corporation, juntamente com a Juniper Networks e a Infinera, anunciou a assinatura de um acordo global com o grupo Telenor. Com este novo contrato, a NEC torna-se um fornecedor de soluções end-to-end, chave na mão, para a Telenor. Como integrador de sistemas, a NEC irá fornecer todos os principais elementos da rede de transporte do operador, incluindo sistemas rádio micro-ondas, routers IP e sistemas óticos e irá gerir a entrega, instalação e comissionamento dos equipamentos.

A NEC tem vindo a contribuir para a implementação bem-sucedida dos serviços móveis 3G e 4G do grupo Telenor em todo o mundo, como fornecedor global de sistemas de comunicações rádio micro-ondas, desde 2006. No âmbito do novo contrato, a NEC, a Juniper Networks e a Infinera irão fornecer routers de transporte IP e equipamentos de comunicações óticas de multiplexagem por divisão de comprimento de onda (WDM), para as 13 filiais de telecomunicações do grupo Telenor em todo o mundo, ajudando-as a lidar com o crescente volume de tráfego e de conteúdos nas redes atuais.

“O anúncio de hoje reforça ainda mais a nossa relação de mais de 30 anos com a Telenor, que começou na década de 1980 quando a NEC forneceu sistemas de comunicações via satélite a este operador”, diz, em nota de imprensa, Takayuki Morita, vice-presidente executivo da NEC Corporation. “A NEC e os seus parceiros Juniper Networks e Infinera, estão totalmente comprometidos em ajudar a Telenor a manter a sua vantagem competitiva, através do fornecimento de soluções de rede de transporte altamente confiáveis e líderes de mercado.”

“A expansão contínua da Internet móvel e da computação em nuvem, conduziu a uma explosão de novos dispositivos, de tráfego e de conteúdos, cuja gestão e potencial exigem redes inteligentes e de elevado desempenho. A Juniper Networks está comprometida em trabalhar com os seus parceiros estratégicos, como a NEC, para fornecer os elevados níveis de desempenho de rede, de automação e de escala, necessários para atender às crescentes exigências colocadas sobre as infraestruturas de TI”, refere, no mesmo documento, Vince Molinaro, vice-presidente executivo da Juniper Networks.

Karl Thedeen, diretor da unidade de negócio de área metropolitana da Infinera, afirma no comunicado, que “estamos muito satisfeitos em expandir a relação que temos com a NEC, bem como por estabelecermos esta parceria com a NEC e a Juniper Networks neste importante acordo global. Isso demonstra a importância da abordagem flexível da Infinera às redes óticas de pacotes concebidas para as redes móveis, bem como as vantagens chave em termos de desempenho que a sua solução oferece à Telenor.”