SAP contrata novo diretor de serviços e suporte

A SAP Portugal anuncia a contratação de Abílio Mendes para a direção de serviços e suporte, com reporte direto ao diretor-geral da empresa.

Abílio Mendes aceitou o desafio lançado pela SAP, pelo que refere, em comunicado, estar “muito entusiasmado pela oportunidade de poder colocar o vasto portefólio da SAP ao serviço dos clientes portugueses, através de projetos inovadores em colaboração com os parceiros, que promovam o sucesso dos negócios dos clientes SAP na era digital, em que as capacidades de real-time da plataforma SAP HANA e as soluções cloud sejam plenamente exploradas”.

Na nova função, Abílio Mendes ficará responsável pelos serviços de consultoria e suporte em Portugal, quer ao nível das vendas de serviços, em estreita articulação com a área comercial e de alianças, quer ao nível do “delivery” apoiado pela estrutura internacional de suporte e consultoria, onde se insere o Centro de Serviços da SAP EMEA presente em Portugal. É ainda corresponsável pelos serviços de “education” para o mercado português.

A área de serviços e suporte tem por missão contribuir para o crescimento do negócio de software através da aceleração da adoção de novos produtos e tecnologias, tais como as soluções verticais, a plataforma SAP HANA e as soluções cloud, com base no ecossistema de parceiros e assegurando a prestação de serviços de excelência aos clientes da SAP. Esta área está focada nos clientes estratégicos com o objetivo de inovar nas soluções de indústria e LOB, constituindo-se como um “Trusted Advisor” na transformação digital do negócio dos clientes.

O executivo transita da Gfi Portugal onde era diretor de operações desde janeiro de 2014. Anteriormente trabalhou na Microsoft Portugal, tendo-se juntado à empresa no início da unidade de serviços em Portugal em 1995, desempenhado a função de diretor de serviços nos últimos sete anos e, nesta qualidade, participado na equipa de liderança da subsidiária.

Abílio Mendes, que é licenciado em engenharia eletrónica e telecomunicações pela Universidade de Aveiro, iniciou a sua carreira na Efacec, na divisão de eletrónica industrial, tendo depois ingressado no Banco Nacional Ultramarino, onde foi responsável pela área de comunicações nas vertentes de voz e dados, e por uma área de desenvolvimento de software da instituição financeira.