Etihad Airways acelera a mudança para novas tecnologias

A Etihad Airways e a IBM anunciaram um acordo de prestação de serviços e tecnologia por dez anos no valor aproximado de 700 milhões de dólares. Esta parceria vai permitir à empresa dos Emirados Árabes Unidos, com 14,8 milhões de passageiros transportados em 2014, oferecer uma melhor experiência aos seus clientes, beneficiar das mais inovadoras infraestruturas de TI e de segurança e melhorar a eficiência, reduzindo os custos operacionais.

O acordo prevê a disponibilização de serviços de cloud, de analítica, de segurança, de mobilidade e de tecnologias cognitivas por parte da IBM, e inclui também planos para a criação de um novo centro de cloud em Abu Dhabi, a ser desenvolvido e operado pela IBM e que será uma das mais sofisticadas instalações de tecnologia do Médio Oriente.

Por exemplo, através de soluções de mobilidade da IBM, desenvolvidas no âmbito da parceria Apple/IBM, a companhia aérea poderá oferecer novas soluções móveis a colaboradores e parceiros e irá permitir uma gestão mais eficiente das operações aeroportuárias para melhorar a experiência dos passageiros, como resultado de um processo end-to-end otimizado.

“Este é um acordo histórico para a Etihad Airways e uma parte fundamental da nossa estratégia de tecnologia e inovação, que nos dará acesso a uma plataforma de TI global, segura, flexível e pronta para o futuro da companhia”, afirma, em comunicado, Robert Webb, chief information and technology officer da Etihad Airways. “Escolhemos a IBM como parceira de tecnologia global devido ao seu compromisso com o cliente, pela sua experiência no fornecimento de tecnologia de ponta e pela sua história de liderança e inovação no setor dos transportes aéreos. Estamos confiantes de que esta colaboração irá, finalmente, melhorar a nossa experiência de cliente e reforçar ainda mais a nossa posição competitiva dentro da indústria.”

O atual centro de dados, a infraestrutura de TI, as aplicações e as operações de segurança da Etihad Airways migrarão para o novo centro de cloud em Abu Dhabi, e as soluções de Disaster Recovery serão geridas num centro de dados IBM cloud na Europa. Esta abordagem permitirá que a companhia aérea possa planear e gerir os recursos de TI de forma mais eficiente, garantindo sempre a continuidade do negócio.

Como parte do acordo, cerca de 100 colaboradores da divisão de TI da Etihad Airways farão a transição para a IBM. À companhia caberá gerir toda a operação do centro de dados, incluindo serviços de infraestrutura e de helpdesk para a Etihad Airways.

“Com esta parceria, a Etihad Airways vai conseguir acelerar a mudança para novas tecnologias, como a cloud e a computação cognitiva. Essas tecnologias vão ajudar a companhia a melhorar a eficiência e alcançar os seus ambiciosos planos de crescimento como um grupo de aviação globalmente integrado”, referiu, no mesmo documento, Martin Jetter, vice-presidente sénior, IBM Global Technology Services.