Palo Alto Networks e FireEye na lista de referências na área da cibersegurança

A Arete Research Services elaborou um relatório detalhado sobre o estado do mercado da cibersegurança a nível global do ponto de vista dos principais fabricantes, dois dos quais representados em Portugal pelo Exclusive Group: a Palo Alto Networks e a FireEye.

De acordo com o estudo agora disponibilizado pela organização, a Palo Alto Networks “conta com um forte crescimento e deverá melhorar os seus resultados tendo em consideração o seu amplo portefólio de produtos em NGFW“. A forte expansão em mercados fora dos Estados Unidos da América, fruto de um crescente investimento na área comercial e em marketing em novos produtos como o TRAPS, e a sólida aliança com VMWare nos ambientes virtuais são outros argumentos de peso citados pelo estudo para os convincentes resultados da empresa representada em território nacional pelo Exclusive Group.

O mesmo documento refere que a FireEye pode esperar excelentes resultados nas vendas este ano, mas poderá vir a tornar-se numa vítima da dinâmica de consolidação tecnológica que caracteriza o mercado.

O Exclusive Group conta assim entre as suas representadas com nomes que se assumem como dinamizadores do incremento de investimento em segurança e que poderão representar um valor significativo na quota de mercado nos próximos três anos, a julgar pelo aumento de vendas que o mercado – e este relatório – deixa antever.

O documento indica ainda uma expectativa de crescimento do mercado de cibersegurança em cerca de 10 por cento, principalmente no segmento de UTM e de NGFW, que poderá atingir os 12 por cento. A organização alerta para o possível aumento da sofisticação dos ataques, para a necessidade de reduzir a complexidade das arquiteturas e para a crescente necessidade de alta performance, que poderão modificar o panorama competitivo. O ritmo do mercado deverá obrigar a uma consolidação tecnológica no que respeita a soluções e fabricantes e à necessidade de assegurar dispositivos de alto desempenho.