Mformation integra área de IP Platforms da Alcatel-Lucent

A Alcatel-Lucent anunciou a aquisição da Mformation, empresa que propõe soluções de gestão da segurança e de dispositivos orientadas para fornecedores de serviços, empresas e operadores de telecomunicações, e especificamente criadas para ambientes móveis e para a Internet das Coisas.

A Mformation, sediada em Woodbridge, na Nova Jérsia, vai ser integrada na área de IP Platforms da Alcatel-Lucent e ficará responsável pelo fornecimento de uma plataforma de segurança e de controlo segura, escalável e totalmente independente das aplicações, aos fornecedores de serviços e às empresas. Esta plataforma é totalmente transversal a várias indústrias, podendo ser utilizada no setor automóvel, da saúde, dos serviços públicos, da produção e das casas digitais.

Além disto, os produtos de software da Mformation irão aumentar e reforçar a capacidade da solução Motive Customer Experience Management (CEM) da Alcatel-Lucent colocar à disposição dos fornecedores de serviços uma oferta ponta-a-ponta, integrada e económica ao nível da gestão de equipamentos, para as redes residenciais, móveis e empresariais. Esta capacidade ponta-a-ponta consegue endereçar a crescente importância de uma segurança e gestão efetivas para os cerca de 70 mil milhões de dispositivos que deverão estar ligados à Internet em 2020, e irá simplificar a gestão das redes convergentes, que deverão registar um crescimento exponencial com a implementação da 5G.

As preocupações relativas à segurança estão a aumentar com a crescente virtualização das redes, com o facto de os dispositivos sem fios se estarem a tornar componentes essenciais das máquinas complexas que existem um pouco por toda a parte, e com a existência de dez vezes mais equipamentos automáticos conectados que pessoas em todo o mundo. Nos últimos seis meses, mais de 50 milhões de dispositivos IoT conectados foram atacados ou recolhidos. A combinação entre o portefólio Motive da Alcatel-Lucent e a Mformation vai permitir aos operadores de rede uma melhor gestão dos terminais, com a criação de um “elo de confiança” ponta-a-ponta assente nas melhores práticas da indústria para autenticação e segurança dos dados e das redes.

“Os equipamentos conectados fazem cada vez mais parte integrante da nossa sociedade e economia. Como tal, precisamos de garantir que esses dispositivos e as redes onde se ligam são seguras, fiáveis e eficientes. A plataforma de IoT da Mformation, assente na cloud, vai permitir aos nossos clientes a rápida implementação de serviços de IoT de confiança, que podem ser geridos de forma eficiente”, afirma, em comunicado, Bhaskar Gorti, presidente do negócio de IP Platforms da Alcatel-Lucent.

“O nosso portefólio e a nossa base de clientes complementam na perfeição os objetivos da Alcatel-Lucent para a Internet das Coisas. Estamos muito contentes pela oportunidade de alavancarmos as nossas capacidades na área da segurança móvel e da IoT, algo que vai permitir que os nossos clientes possam explorar devidamente todos os benefícios do mundo conectado”, referiu, no mesmo documento, Dr. Rakesh Kushwaha, fundador e Chief Technology Officer da Mformation.