Novo centro de controlo de Agadir terá tecnologia da Indra

O fornecedor de serviços de navegação aérea de Marrocos, Office National Des Aéroports (ONDA), adjudicou à Indra contratos para o desenvolvimento de radares de vigilância de tráfego aéreo em três locais distintos, assim como para a modernização do centro de controlo de Agadir, um dos principais do país. O valor aproximado dos sistemas a serem fornecidos situa-se próximo dos dez milhões de euros.

A Indra irá instalar, em Agadir, uma estação que contará com um radar primário e um radar secundário modo S que, de forma combinada, oferecem a máxima capacidade de deteção e identificação de aeronaves. A empresa implementará ainda um radar secundário modo S em Safi, e outro em Ifrane, que reforçará o controlo de movimento no seu espaço aéreo.

A implementação destes radares permitirá elevar a capacidade da ONDA para absorver um aumento do tráfego aéreo, já que a sua precisão permite reduzir a distância de separação entre aeronaves mantendo os níveis máximos de segurança.

Por outro lado, a Indra será responsável por dotar o novo centro de controlo de aproximação e rota de Agadir com os seus sistemas de gestão de tráfego aéreo. O novo edifício que a ONDA construirá vai contar com mais de trinta posições de controlo aéreo. Desde este centro, será coordenado o tráfego de uma das áreas que regista maior número de movimentos do país, pelo seu atrativo enquanto destino turístico.

A Indra mantém uma estreita colaboração com a agência de serviços aeronáuticos marroquinos, a ONDA. Entre outros projetos em que colaborou, destaca-se a modernização do centro de controlo de Casablanca e a implementação de radares primários e secundários em Casablanca e Tânger. A empresa desenvolveu também os seus sistemas de Vigilância Automática Independente (ADS-B) e uma avançada rede de comunicações satélites que serve os centros de controlo dos aeroportos do país. A Indra também entregou à ONDA simuladores de controlo de tráfego aéreo para a formação dos seus colaboradores.