Xerox apresenta soluções para melhorar redes de transportes na Europa

A Xerox acaba de reforçar a sua oferta para a área dos transportes, com soluções de mobilidade com dois sistemas, já testados em algumas redes de 
transportes europeias. Vehicle Passenger Detection System (VPDS) e Xerox Seamless são as duas propostas da Xerox para reforçar a eficiência da rede de transporte privado e público, respetivamente.

A Xerox acaba de testar um novo sistema automatizado – Vehicle Passenger Detection System (VPDS) e o objetivo é melhorar a eficácia da gestão das estratégias de carpooling e carsharing, visando a redução do tráfego.

A solução da Xerox permite determinar, com precisão, o número de pessoas em cada viatura, contribuindo para a promoção de uma rede automóvel mais eficiente, com menos congestionamento, poluição, stress e menores tempos de viagem.

O teste piloto, desenvolvido em colaboração com o Centro de Estudos Francês e de Especialistas em Risco, Ambiente, Mobilidade e Planeamento do Território Nacional (CEREMA) e a Direção Regional do Ambiente, Planeamento e Alojamento (DREAL) – aconteceu na movimentada fronteira francesa com a Suiça (Jougne/Vallorbe) e apresentou o potencial impacto do software na rede de transportes.
 Através das faixas de High Occupancy Vehicle (HOV), as autoridades poderão motivar os condutores que efetuem sempre os mesmos trajetos, diariamente, a aderirem à solução de carpooling.

Esta solução tem por base as técnicas de visão computacional, bem como a geometria de algoritmos, ambos patenteados pelo Xerox Research Labs, e que consegue distinguir lugares vazios dos lugares ocupados.
 O sistema desenvolvido pela Xerox está em conformidade com a legislação de protecção de dados, ao recorrer à aplicação de técnicas irreversíveis de desfocagem das imagens, para impedir a identificação pessoal, bem como a destruição dos registos fotográficos após estes serem processados.

As autoridades responsáveis pela rede de transportes da região de Valence, localizada no Sudeste de França, estão a testar a solução Xerox Seamless, para uma melhor gestão da rede.
 A tecnologia permite efectuar pagamentos, através do smartphone, na rede de transportes públicos, possibilitando aos cidadãos e operadores, um novo nível de mobilidade urbana.

A solução é compatível com todas as operadoras de telecomunicações móveis e está acessível a partir do download da app.
 Através da instalação de “Etiquetas Near Field Communications” (NFC) em toda a rede, os passageiros apenas precisam, primeiro, de se registar, através da aplicação, no Xerox Seamless, e, posteiormente passar o smartphone em qualquer “Etiqueta”. 
O sistema cria e armazena uma transacção e envia-a para o smartphone. Não é necessário uma ligação à rede de Internet constante, já que a transação é transmitida quando a ligação à rede estiver disponível.

Com base na tecnologia patenteada da Xerox, o sistema Xerox Seamless poderá ser usado em comboios, autocarros, eléctricos, parqueamentos e locais de carpooling, assumindo-se como uma opção vantajosa para a grande maioria dos utilizadores da rede de transportes.