FireEye destacada pela IDC como líder de mercado em soluções STAP

O mais recente relatório da IDC destacou a posição da FireEye e o papel da empresa no mercado de soluções especializadas de análise de ameaças e de proteção de sistemas.

O relatório publicado pela IDC, relativo ao ano de 2014, aponta para um aumento de 126 por cento deste mercado, que representa agora 930 milhões de dólares em todo o mundo. A FireEye conta com uma quota de mercado de 37,9 por cento, uma percentagem significativa e que apresenta, de acordo com o documento da IDC, uma tendência de crescimento. Entre 2013 e 2014, a quota de mercado da empresa caiu ligeiramente, fruto da entrada de novos fabricantes no mercado, e no ano passado o mercado especializado de análise de ameaças e de proteção representou 353 milhões de dólares em receitas para a companhia.

A empresa de análise de mercado destacou o papel da FireEye em 2014, salientando a atenção que a empresa recebeu com o lançamento da sua appliance de Endpoint Security (HX Series), um produto com tecnologia proprietária Mandiant para que os responsáveis pela resposta a incidentes possam monitorizar os endpoints no que respeita a indicadores e alertar o centro de operações de segurança para endpoints potencialmente comprometidos. 

A IDC refere que o sucesso da FireEye resultou numa apresentação de ofertas avançadas de defesa contra ameaças que recorrem a sandboxes virtuais para analisar ficheiros suspeitos e identificar as ameaças. As soluções, que antes estavam na mira de empresas de grandes dimensões, conseguiram chamar a atenção de um segmento do mercado mais abrangente.

O mesmo documento salienta várias tendências no mercado STAP (specialized threat analysis and protection), entre as quais destaque para:

Os fabricantes converteram mais provas de conceito: os fabricantes de soluções de segurança converteram um elevado número de provas de conceito STAP em 2014. A IDC estima que o mercado foi responsável por receitas de cerca de 930 milhões de dólares no ano passado, e prevê um aumento deste valor até mais de 3 mil milhões até 2019.

Identificação de movimentos dos atacantes: os ataques de elevado perfil, as falhas de segurança e as vulnerabilidades críticas em 2013 e 2014 foram responsáveis pelo aumento de interesse em várias soluções focadas na deteção de movimentos relacionados com ameaças dentro da rede empresarial. De acordo com a IDC, os quatro principais fabricantes de soluções bem 2014 foram a FireEye, a Lancope, a IBM, e a Bit9-Carbon.

Necessidade de suporte para resposta a incidentes: os early adopters de soluções STAP procuraram no mercado competências especializadas de resposta a incidentes, aumentando a procura por especialistas em ciência forense digital, suporte para falhas de segurança e violação de dados e serviços profissionais. Os fabricantes responderam a este cenário aumentando consideravelmente em 2014 o portefólio de soluções.

A IDC realça ainda o facto das propostas de soluções STAP, as mais sólidas, terem origem em fabricantes que criaram robustas parcerias tecnológicas – como é o caso da FireEye – e refere o facto de o processo de decisão dos clientes assentar em grande parte na análise do ecossistema de parcerias que apoia a tecnologia do fabricante. Além disso, para manterem o seu grau de competitividade, as empresas devem apostar em elementos de clara diferenciação. Os fabricantes devem ainda expandir as suas opções de implementação, já que a capacidade de integração de produtos na infraestrutura existente é um argumento essencial. Este requisito poderá resultar na necessidade de adoção de soluções totalmente SaaS, soluções dentro do perímetro da empresa, ou uma mistura de ambos. Adicionalmente, os fabricantes devem preocupar-se em criar ofertas de serviços complementares e em desenvolver modelos de análise e classificação de risco – as mais recentes tendências sugerem que a adição de uma metodologia de análise e classificação de risco que ajude as equipas de resposta no estabelecimento de prioridades e de alertas é essencial para captar a atenção dos executivos C.