5G em Portugal: marcas chinesas podem ficar proibidas banidas

Conselho Superior de Segurança decidiu que as empresas sediadas fora da União Europeia, dos EUA e de outros países da OCDE devem vir a ser excluídas.

Segundo dados avançados pela Reuters, existe uma forte possibilidade de empresas chinesas, como a Huawei, virem a ser excluídas das redes 5G em Portugal.

A notícia revela que o Conselho Superior de Segurança (CSS) decidiu que as empresas sediadas fora da União Europeia, dos EUA e de outros países da OCDE devem vir a ser excluídas.

O CSS revela, num documento recente, considerar-se “de alto risco, para a segurança das redes e serviços nacionais decorrentes da implementação e uso da tecnologia 5G, a utilização de equipamentos e serviços que provenham de fornecedor ou prestador” atualmente “domiciliado ou, de qualquer outra forma relevante, vinculado, a um país que não seja Estado-Membro da União Europeia, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) ou da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)”.

Nesse sentido, as principais operadoras a atuar em Portugal – Altice, NOS e Vodafone – já vieram a publico dizer que não pretendem fazer uso de equipamentos Huawei em redes core 5G, com o objetivo de não comprometer a segurança.