Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir temas fundamentais para os tempos que atravessamos.
O Ericsson Imagine Live voltou a Portugal permitindo a decisores políticos e empresariais, bem como clientes e parceiros, a oportunidade de debater o papel do 5G e da Transformação Digital para a economia e sociedade.
Este é um evento global, que atravessa alguns dos principais países onde a Ericsson se encontra presente, desde a Alemanha, ao Reino Unido, Espanha ou Brasil.
Este encontro teve como grande objetivo juntar os principais intervenientes do ecossistema de inovação nacional, “para explorar as oportunidades direcionadas para a jornada de transformação digital em Portugal, que apenas o 5G e uma conectividade ilimitada podem facultar”.
A sessão de apresentação em Lisboa contou com a presença institucional da Embaixadora da Suécia em Portugal, Elisabeth Eklund, bem como de Sandra Maximiano, Presidente da ANACOM.
Diego Martínez, CEO da Ericsson Iberia, Juan Olivera, CEO da Ericsson Portugal e Iván Rejón, Director Government, Policy Advocacy and Strategy na Ericsson Europa, foram os porta-vozes institucionais da marca presentes.
Este encontro visou “reforçar o papel da Ericsson enquanto vetor relevante para a vanguarda tecnológica nacional”.
Foi também espaço para aprofundar um conjunto de mensagens, correlacionadas com a transformação digital para as empresas, bem como o papel da tecnologia em matérias fundamentais para a segurança das populações e resposta a situações de crise e catástrofe.
Nas palavras de Juan Olivera, CEO da Ericsson Portugal, “a situação geopolítica que se vive merece uma resposta robusta por parte da Europa. Através dos players de alto nível que possui, é a oportunidade para assumir a liderança tecnológica, e assim garantir um crescimento económico sustentável e um desenvolvimento digital que coloque o continente na vanguarda global”.
E reitera: “No caso de Portugal, a conectividade traz um vasto número de possibilidades, que permitirão continuar a assumir-se como um exemplo na adoção das melhores práticas digitais. Se a isto juntarmos a qualidade do talento nacional, poderemos avançar com um plano sustentado e transversal, que guie o país num rumo de crescimento económico”.
Com avanços em 5G, IoT e redes de próxima geração, é fundamental conectar pessoas e negócios, e com isso possibilitar um futuro mais inteligente e sustentável.
É também importante acreditar que Portugal tem um papel importante como hub tecnológico na Europa, ao oferecer um terreno fértil para a criação de soluções digitais que vão transformar o modo como vivemos e trabalhamos.
O objetivo da Ericsson é fornecer infraestruturas de rede de última geração e soluções que capacitem empresas, governos e a sociedade em geral a alcançarem seu potencial máximo no mapa global da transformação digital.
As redes 5G, com avanços em automação e inteligência artificial, redefinem a forma como interagimos com o mundo.
No quarto ano em que a iniciativa passa pelo mercado nacional, foram, mais uma vez, apresentadas inúmeras demonstrações tecnológicas.
Estas permitiram ter uma perceção mais real do valor que a tecnologia 5G aporta para as empresas, comunidades e entidades públicas.
Pensado para as necessidades de empresas e consumidores, as demos que este ano passam por Portugal, e que podem ser visionadas em formato de tour, são as seguintes:
Uplink superior para transmissões em direto: Esta demonstração mostra como a solução Uplink Carrier Aggregation da Ericsson aumenta as velocidades de upload 5G para transmissões em direto, ao combinar diferentes espectros. Esta tecnologia suporta a migração 5G Standalone e novas oportunidades de negócio.
Desportos 5G : Ao envolver diretamente os adeptos através de uma aplicação rica em funcionalidades, os clubes podem abrir um novo e grande fluxo de receitas e os CSP podem acrescentar valor através do slicing de rede e APIs que levarão a experiência dos adeptos a um outro nível.
Carro conduzido através do uso de 5G e IA: Esta demonstração destaca as tecnologias de condução remota e autónoma, ao concentrar-se, através da gamificação, em conceitos, como a comunicação 5G em tempo crítico, servidores de Cloud de ponta e identificação de objetos.
Espaço aéreo digital para Missão Crítica: A indústria da aviação está a sofrer uma transformação através da digitalização, para melhorar a gestão do tráfego aéreo, o que inclui a integração de drones. Isto, com o objetivo de criar céus mais eficientes e ecológicos.
Implementação 5G para Defesa: Esta demo apresenta a solução 5G Ultra Compact Core da Ericsson e como pode ser utilizada em vários cenários de implementação ao nível da defesa. Apresenta elevada segurança, robustez, resiliência, disponibilidade e conformidade com os requisitos do ciclo de vida necessários em cenários de Missão Crítica.
5G para ferrovias: Demos que visa guiar o interessado através das oportunidades de negócio e casos de utilização das linhas 5G em combinação com FRMCS para aplicações de Missão Crítica.
Redes elétricas inteligentes: Possibilidade de ilustrar a forma como a conectividade avançada e as redes 5G podem permitir a monitorização de redes elétricas inteligentes, com respostas rápidas a falhas nas linhas de energia.
Redes sustentáveis: O mural de rádio da Ericsson trouxe uma seleção dos mais recentes produtos de rádio concebidos para redes 5G sustentáveis de alto desempenho, abertura, automação.
Automação RAN Inteligente: A automatização de redes é fundamental para que os CSP lidem com operações cada vez mais complexas e aproveitem oportunidades com redes abertas e programáveis. Esta demo apresenta soluções para a automatização distribuída e centralizada.
Plataforma de cibersegurança 5G: O Security Manager da Ericsson apoia a Arquitetura Zero Trust, por via do fornecimento aos CSP de capacidades de visibilidade, análise, automatização e governação, apresentando uma oportunidade de negócio para os operadores.