Categories: InovaçãoRedes

5G: Huawei conclui testes do IMT-2020 5G Promotion Group

Lançado pela Academia de Tecnologia da Informação e Comunicação da China (CAICT), o IMT-2020 5G Promotion Group procura unir esforços conjuntos para promover a avaliação e testes 5G de campo da indústria e do ecossistema móvel, procurando garantir a implantação comercial em 2020.

Um dos principais objetivos da iniciativa é transformar a projeção da rede 5G em realidade, trazendo melhores serviços de banda larga móvel, bem como a criação de novas capacidades a fim de habilitar serviços IoT e verticais – o que representa mais desafios técnicos, como atingir 10 Gbps ou uma taxa pico de 20 Gbps por utilizador, 100 mil milhões de conexões e 1 ms de latência da rede fim a fim para a interface aérea 5G.

No início deste ano, o IMT-2020 5G Promotion Group anunciou um plano de testes 5G em três fases entre 2016 e 2018, com a primeira fase do teste entre setembro de 2015 e setembro de 2016. Esta etapa é focada na verificação das principais tecnologias de rádio e de desempenho.

Como uma das principais participantes da iniciativa, a Huawei contribuiu ativamente com o IMT-2020 5G Promotion Group e com o teste da tecnologia. Além disso, a empresa participou de uma ampla colaboração com CAICT, China Mobile, China Unicom e China Telecom para explorar as tecnologias de interface aérea 5G a fim de atingir a melhor eficiência espectral e massivas capacidades de links.

Os esforços da Huawei estão focados na nova tecnologia de rádio (NR), que inclui full-duplex e tecnologias MIMO, tecnologias que permitem atingir uma experiência superior ao utilizador final com os serviços como 4K, 8K, realidade virtual e realidade aumentada.

“O teste será uma grande contribuição para os aplicativos 5G do futuro. Como membro do IMT-2020 5G Promotion Group, a Huawei está feliz em trabalhar com CAICT, China Mobile, China Unicom e a China Telecom, fazendo com que a iniciativa seja a primeira a testar as principais tecnologias 5G e a integração do sistema com base na nossa proposta de interface aérea 5G”, disse Wen Tong, cientista chefe da Huawei para o 5G.

Tong também anunciou os planos da segunda fase do teste 5G, que focará principalmente na ampla cobertura, alta capacidade para hotspot e conexões massivas com alta fiabilidade e baixa latência, com consumo de energia reduzido.

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

10 horas ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

18 horas ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

1 dia ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

2 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

6 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

7 dias ago