Categories: Redes

Primeiro estádio português para o futebol feminino conta com o 5G da NOS

O novo estádio de futebol do Sporting Clube de Braga, o Estádio Amélia Morais, vai contar com 5G da NOS.

Num mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a NOS está a dotar “com a mais rápida conetividade” a primeira infraestrutura de topo em Portugal construída de raiz para servir o futebol feminino.

O 5G da NOS, que está a ser instalado no novo estádio, vai permitir aos cerca de 2500 adeptos que o estádio comporta, caso sejam clientes NOS, enviar e receber vídeos ou fotografias de forma quase instantânea ou fazer videochamadas sem qualquer interrupção.

A rede 5G traz vantagens, também, para todos os serviços presentes no estádio, como restauração e lojas, sem esquecer a comunicação social que irá utilizar as mais recentes instalações do SC Braga.

A parceria entre o SCBraga e a NOS contempla, ainda, o fornecimento de conetividade móvel e fixa, a qual irá suportar todas as operações do Clube na nova Cidade Desportiva, nomeadamente a bilhética, as emissões da NEXT e todos os processos de trabalho de todos os atletas e funcionários que irão fazer da Cidade Desportiva do SC Braga a sua casa.

Para este efeito, todos os edifícios, desde o Estádio Amélia Morais, até aos escritórios da SAD, a Loja Oficial, a zona residencial dos jogadores e equipa técnica, a AMCO Arena e o Centro de Formação, serão ligados entre si através de fibra ótica da NOS, facilitando a comunicação e coordenação de todo o universo SC Braga.

Além dos ganhos de eficiência em toda a gestão do dia a dia do Clube e dos seus vários departamentos, a conetividade da NOS também irá possibilitar a recolha de dados, tais como estatísticas, análises desportivas e performance dos atletas.

Desta forma, através destas informações e insights detalhados, “os treinadores podem adaptar os programas de treino, desenvolver estratégias táticas e tomar decisões com eficiência máxima, mesmo durante um jogo”.

Miguel Almeida, CEO da NOS, salientou: “A tecnologia tem um potencial imenso no desporto, não só na gestão dos processos e maximização da eficiência nas equipas, mas também em potenciar experiências mais ricas para os adeptos. Estamos muito orgulhosos por podermos ligar todas as pessoas, treinadores, atletas, funcionários, em toda esta Cidade Desportiva, abrindo a porta a uma série de iniciativas possíveis, desde experiências com realidade aumentada ou realidade virtual, a processos de maior eficiência das equipas.”

António Salvador, presidente do SC Braga, sublinhou: “A inovação faz parte do centro da nossa estratégia e queremos estar sempre a aperfeiçoar-nos para melhor servirmos os nossos adeptas e atletas. Acredito que o facto de termos a nossa Cidade Desportiva dotada com as melhores redes de comunicação nos vá permitir organizar ainda melhor os nossos processos, melhorar a recolha de indicadores de jogo que nos permitam otimizar a performance das nossas equipas e oferecer uma experiência melhorada a todos os adeptos.”

Redação Silicon

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago