Categories: Negócios

Kaspersky Lab deteta mais de 300 vírus por dia para Mac

À medida que a Apple ganha adeptos, o Mac consolida-se pouco a pouco como uma plataforma cada vez mais apetecível para os ciber-criminosos.

Os estudos da Kaspersky Lab indicam que os utilizadores da Apple não têm consciência de como estão expostos e a maioria destes utilizadores carece de medidas adicionais de segurança, o que torna os seus computadores num alvo tão atractivo quanto vulnerável para os ciber-criminosos. De acordo com um estudo da Secunia, o sistema operativo da Apple é o que maior número de vulnerabilidades tem, o que também é um dado significativo e a ter em conta a todos os que quiserem ter o seu Mac a salvo e em perfeitas condições.

Parece evidente que o futuro do malware para Mac continuará provavelmente o mesmo crescimento sofrido pelo Windows. Atualmente, já existem diferentes tipos de Malware para Mac; existem fontes e referências para hackers (Bases de dados de exploits, tutoriais, fóruns…); existem vulnerabilidades que podem ser exploradas pelos hackers e, especialmente perigoso é o facto de os utilizadores não estarem conscientes do grau de vulnerabilidade dos sistemas Mac. À medida que a Apple vai ganhando quota de mercado, mais utilizadores poderão ser atacados e mais rentável será o negócio para os ciber-criminosos. Além disso, os ataques multi-plataforma e entre plataformas são possíveis, o que significa que não haverá limites para o cibercrime.

Embora a situação actual dos Mac não seja ainda comparável à dos sistemas Windows, não é demais tomar consciência da evolução que esta indústria está a sofrer e proteger os sistemas, independentemente das plataformas em que se baseiem. A Kaspersky Lab desenvolveu uma nova versão do seu Anti-Virus especificamente para a plataforma Mac. Com uma interface de utilizador ao mais puro estilo Mac, o Kaspersky Anti-Virus 2011 foi desenvolvido para dar resposta às necessidades dos utilizadores do sistema operativo da Apple. Além do design, um dos pontos mais fortes do novo produto é o consumo mínimo de recursos – menos de 1% em modo de suspensão, o que permite tirar o máximo partido e rendimento do Mac, ao mesmo tempo que está totalmente protegido.

Fácil de instalar e gerir, protege contra qualquer forma de software malicioso, ataques de hackers e spam e também evita a propagação Mac-PC de vírus destinados a PCs. Um Mac que contenha um vírus concebido para PC não será afectado directamente, mas pode representar uma via de propagação entre os PCs de amigos ou colegas de trabalho, ao utilizar serviços de Mensagens Instantâneas, email e partilha de ficheiros ou pendrives. O Kaspersky Anti-Virus 2011 para Mac inclui as mais inovadoras tecnologias antivírus e as funcionalidades mais avançadas para neutralizar rapidamente qualquer infecção, independentemente da plataforma de onde provenha, evitando este tipo de propagações e detectando também os vírus dirigidos a PCs. 

admin

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

3 dias ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

4 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

5 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

6 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

6 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 semana ago