De acordo com as conclusões de um estudo da NTT DATA, os decisores dos serviços financeiros concordam “de forma esmagadora que a implementação da Inteligência Artificial (IA) será o principal fator de sucesso competitivo nos próximos anos”.
De facto, 83% apontam que a IA “está a criar novas formas de diferenciar as ofertas e conquistar clientes, impulsionadas pelo acesso a conjuntos de dados únicos”.
No entanto, permanecem obstáculos “e a adoção da tecnologia fica atrasada”.
Os inquiridos indicam que a implementação de tecnologia (55%), a criação de uma cultura de startup em negócios já estabelecidos (51%) e competências de mudança organizacionais (43%) são os principais desafios da IA na implementação de serviços proativos personalizados.
Apesar destes obstáculos, as instituições financeiras “têm de encontrar uma forma de os ultrapassar”.
Especialmente tendo em conta a pandemia COVID-19, os consumidores procuram “cada vez mais soluções e aplicações de financiamento digital, que antecipam as suas necessidades e oferecem orientação financeira de forma proativa”, diz a NTT Data.
“A aplicação de mais IA nas principais atividades das instituições financeiras é desafiante” já que “os dados permitirão que estas instituições aumentem a sua competitividade no mercado, bem como modernizem o seu core business e melhorem a forma como os serviços são oferecidos aos clientes”, disse David Sanz, Partner & Head of Banking da everis Portugal, an NTT DATA Company.
A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…
O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…
Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…
Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…
Este novo programa alarga o alcance geográfico do trabalho atual e acrescenta novos elementos que…
O selo agora atribuído é o resultado do desenvolvimento de duas das suas soluções de…