Uber pode tornar-se a startup mais valiosa de sempre

A Uber está à espera de uma ronda de investimentos que vai conceder-lhe o título de “maior startup privada de sempre”, com um valor superior a 50 mil milhões de dólares.

uber

Apesar de estar frequentemente envolvida em espetáculos legais, tendo já sido alvo de vários processos, a Uber está de olhos postos no céu. E “combustível financeiro” é o que não lhe falta. No passado dia nove de maio, fontes próximas do assunto, a que o The Wall Street Journal teve acesso, afirmaram que o serviço digital de transportes esperava angariar entre 1,5 e dois mil milhões de dólares, uma injeção de capital que faria o seu valor disparar até aos 50 mil milhões, sendo que este número pode vir a ser ultrapassado.

Uma ronda de investimentos em maio de 2014 fez com que a Uber passasse dos dez mil milhões de dólares para os 18 mil milhões. Outra, em dezembro, catapultou a empresa dos 30 para os 41 mil milhões de dólares. Isto para dizer que uma subida repentina de valor de mercado não seria inédito na história da Uber.

Diz a publicação que se atingir um valor de mercado desta ordem, a Uber será 120 vezes mais valiosa do que as receitas que conseguiu gerar em 2014.

A única outra jovem empresa (na altura) que conseguiu chegar à barreira dos 50 mil milhões de dólares foi o Facebook, antes de ingressar no setor público em 2012.

Desde que abriu pela primeira vez os olhos, em 2009, a Uber já arrecadou cerca de 5,9 mil milhões de dólares, repartidos por uma dezena de rondas de investimentos. Este feito colocou-a no topo da lista das startups com maior número de financiamentos.

Não obstante alguns percalços, o enorme potencial de crescimento da Uber não tem falhado em atrair investidores, ansiosos por dispensar capital e apoiar a empresa nos cerca de 250 mercados onde atua.