ZTE relata aumento de 43,5% no lucro anual

A projeção da ZTE é de receitas recordes superiores a 100 mil milhões de Renminbis, 13,9 mil milhões de euros, com o incremento das vendas para redes 4G LTE, redes ópticas, Smart City, soluções corporativas de TIC e routers

A ZTE Corporation, fornecedora internacional de sistemas de telecomunicações e de soluções de tecnologia, anunciou que o seu lucro anual deve aumentar 43,5%, com projeção de receita recorde.

O lucro líquido atribuível aos acionistas da empresa será de 3,78 mil milhões de Renminbis (574 milhões de dólares) em 2015, em comparação com 2,63 mil milhões de Renminbis do ano anterior, de acordo com os resultados preliminares não auditados publicados ontem pela ZTE – com base nas regras de contabilidade da República Popular da China. A previsão da receita anual é de 100,8 milhões de Renminbis, 23,8% maior que em 2014. É a primeira vez que a receita anual da empresa está posicionada para superar os 100 mil milhões.

A ZTE registou um maior número de vendas em soluções de rede 4G LTE, tanto no mercado internacional quanto local, “refletindo a força das inovações da empresa nas redes de telecomunicações”, lê-se no comunicado que apresenta os resultados. A companhia também registou aumento de vendas em soluções de redes ópticas, enquanto a procura por redes de banda larga ganha força.

O crescimento da receita anual também foi impulsionado pelo aumento das vendas de routers de alta tecnologia em mercados no exterior, enquanto a ZTE publicou incremento da receita com as vendas de soluções corporativas de TIC, incluindo o Smart City e as soluções de centro de dados para departamentos empresariais e governamentais. Além disso, também impulsionou as vendas de smartphones 4G para fora da China, bem como de produtos para casas.

No final de 2015, o índice de alavancagem financeira da ZTE melhorou em 63,9%, em comparação com os 75,25% no ano anterior, refletindo a forte rentabilidade das operações da empresa e uma melhor gestão do capital”, diz a ZTE. A empresa reforçou a gestão do fluxo de caixa com dinheiro recebido pela venda de bens e prestação de serviços superiores a 105 mil milhões de Renminbis, alcançando um crescimento substancial nos fluxos de caixa das atividades operacionais e fluxos de caixa líquido das atividades operacionais.

Resultados financeiros preliminares para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2015 (não auditado, com base nas regras de contabilidade da República Popular da China)

Item

Ano encerrado em 31 de
dezembro de 2015

Ano encerrado em 31 de
dezembro de 2014

Alteração (%)
Receita operacional RMB 100,83 bilhões RMB 81,47 bilhões 23,8%
Lucro líquido atribuível aos acionistas da empresa RMB 3,78 bilhões RMB 2,63 bilhões 43,5%
Lucro básico por ação RMB 0,92 RMB 0,64 43,8%