SAS gere Sistemas de Informação do Turismo de Portugal

O SAS Portugal foi escolhido pelo Turismo de Portugal para implementar o seu projeto de BI. A tecnológica é agora responsável por assegurar toda a extração, armazenamento e gestão de informação sobre a atividade turística em Portugal, permitindo perceber qual a informação realmente útil para a tomada de decisão e, posteriormente, avaliar o impacto das medidas concretizadas.

“Atualmente, e pelo facto de sermos uma entidade que tem na sua génese cinco organizações distintas, detemos competências e atuamos ao longo de toda a cadeia de valor do setor do turismo. Assim, os sistemas de informação do Turismo de Portugal dispõem de informação relevante para a tomada de decisão das empresas ao nível do licenciamento e classificação, do apoio ao investimento, da internacionalização empresarial, da formação de recursos humanos e da promoção do destino. É da mais-valia na integração deste manancial de informação que surge a necessidade da implementação de um projeto de Business Intelligence”, disse em comunicado um porta-voz do Turismo de Portugal.

Integrado no Ministério da Economia, o Turismo de Portugal agrega em si todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura, sendo a única entidade que, a nível da Administração Central, tem dados sobre a área do turismo.

A solução implementada – SAS Visual Analytics – vai, segundo a tecnológica, permitir a integração dos diversos sistemas de informação que dispõe o Turismo de Portugal, permitindo-lhe perceber como maximizar a utilização do seu investimento.

A área do conhecimento tem vindo a ganhar cada vez mais importância, tendo sido identificada pelo Turismo de Portugal como uma área crucial para a sua estratégia de proximidade com as empresas do sector.

“Pretendemos que o sistema nos apoie no cruzamento de informação e na medição e antecipação dos impactos das nossas decisões. A ambição é que as empresas reconheçam o Turismo de Portugal como a entidade referência na prestação de informação do sector e, como tal, alguém indispensável no desenvolvimento dos seus negócios e na formulação das decisões de investimento. Gostaríamos de poder dizer em breve que toda e qualquer decisão de investimento no turismo em Portugal passa pela utilização das ferramentas SAS disponibilizadas pelo Turismo de Portugal”, conclui o Instituto.