NTT DoCoMo e Huawei ultrapassam 11 Gbps em teste de campo de 5G

O teste de campo foi realizado na frequência de 4.5 GHz na cidade japonesa de Yokohama e chegou à velocidade de 11,29 Gbps com latência de menos de 0,5 milissegundo.

A operadora japonesa NTT DoCoMo e a fornecedora chinesa Huawei conseguiram ultrapassar a velocidade de transmissão de 11 Gpbs num teste de campo de 5G. O teste foi realizado na frequência de 4.5 GHz na cidade japonesa de Yokohama e chegou à velocidade de 11,29 Gbps com latência de menos de 0,5 milissegundo. De acordo com a Huawei, o teste de larga escala usou uma macro célula com uma estação radiobase com uma banda de largura de 200 MHz e atingiu uma eficiência espectral de 79,82 bps/Hz/célula.

O teste utilizou tecnologias de múltiplos inputs e outputs (MIMO) massivos, com estruturas de frames e numeração.

A cooperação das duas empresas para o desenvolvimento de 5G e tecnologias de múltiplos inputs e outputs (MIMO) teve início ainda em dezembro de 2014. Agora, NTT e Huawei continuarão a conduzir testes de larga escala no Japão para verificar sistematicamente as tecnologias-chave do 5G como Massive MIMO, alta confiabilidade e baixa latência com mixed numeroly utilizando OFDM filtrado (f-OFDM) e performance combinada SCMA (Sparse Code Multiple Access) e Polar Code.

Em nota, Takehiro Nakamura, vice-presidente e diretor do laboratório de 5G da NTT DoCoMo disse que o teste de campo de larga escala de 5G na banda de 4,5 GHz “trouxe toda a indústria um passo mais adiante para a comercialização do 5G em 2020”. 

Leia também : NOS lança portátil 5G