Ábaco implementa primeira solução SAP S/4Hana de toda a América Latina

A Ábaco Consultores concluiu o seu primeiro projeto de implementação de SAP S/4Hana no Brasil, um marco inédito para a Ábaco Consultores e SAP em toda a América Latina. O projeto prevê a implementação da solução S/4HANA em todas as empresas do grupo L²R: Rodando Legal, Pátios, Transguard, Genesis, Wollauto, Nova Politech, Hagil, Reconstruir, Mob-Link e SSG.

A L²R une empresas de soluções em mobilidade urbana. A Rodando Legal, por exemplo, está presente no mercado desde 2008, tendo iniciado a sua atividade prestando serviços de remoção, guarda e disponibilização para leilões de veículos apreendidos no interior do Estado do Rio de Janeiro.

O projeto subdivide-se em duas fases, sendo que na primeira fase foi dado o Go-Live do S4/Hana (RDS), integrando mobilidade, e, numa segunda fase, está prevista a entrada da suite HCM (Recursos Humanos). O âmbito do projeto prevê ainda integração com uma aplicação específica (Sistema de Gestão de Pátios), usando o PO (Process Orchestration) e mobilidade para aprovação de pedidos e requisições, criação de requisições e notas de manutenção.

De acordo com a L²R, este projeto resultou da necessidade em procurar uma solução que permitisse ao grupo incorporar, melhorar e unificar os seus processos. A solução encontrada é robusta e inovadora, diz a L²R, e permite manter nas organizações onde é implementada as bases dos processos anteriores.

“Com a implantação do Projeto MOVE (Movimentos Organizacionais Visando a Excelência), que abrange o desenvolvimento do planeamento estratégico e financeiro estruturados, assim como o redesenho dos processos de trabalho, e do qual o SAP S/4HANA é parte fundamental para o sucesso, a empresa visa ter o retorno do investimento num ano, além dos seus processos demonstrativos de resultados coesos e bem definidos.”, afirma, em comunicado, Fábio Rito, CFO do grupo L²R .

A complexidade do projeto consiste na implementação do ERP S4/HANA (RDS) com os Módulos: Gestão de Stock, Faturação, Consolidação Financeira, Manutenção, Serviço ao Cliente, Simple Finance e Fiori. Atualmente, no mercado brasileiro, a Ábaco Consultores tem outros projetos SAP S/4Hana a decorrer.

“O grande desafio deste projeto passou por implementar um ERP numa empresa com processos vivos e, ao mesmo tempo, únicos. A complexidade foi em alterar estes processos que permanecem em constante mutação mas que pertencem a atividades muito específicas, tais como apoio a operações de leilões, manutenções de frotas e bases financeiras de um grupo com 13 empresas e operações distintas. O sucesso deste projeto é o resultado do investimento da Ábaco nos últimos anos nas Plataformas Hana e Cloud.”, conclui, no mesmo documento, Fernando Teixeira, diretor-geral da Ábaco Brasil.