Acer separa negócio de PCs e tablets dos smartphones e nuvem

Depois de reportar uma queda de 20% no volume de negócios em 2015, a Acer anunciou a reestruturação dos seus negócios e a separação em dois grandes grupos: Core e New.

A marca asiática, que continua a sofrer com a contração do mercado de PCs, irá concentrar no grupo Core os segmentos relacionados com produtos de TI – portáteis, desktops e tablets, servidores, ecrãs digitais, planeamento e operações. O outro grande grupo, Acer New, concentrará os dispositivos inteligentes, como smartphones e wearables, serviços na nuvem e negócios value lab e e-business.

Outra medida da marca será estabelecer uma holding de investimento, detida pela própria Acer, para gerir as operações e investimentos em novos negócios, “e oferecer transparência no desempenho desses negócios.” Andrew Hou, diretor geral da unidade de negócio de Stationary Computing, irá assumir a liderança das operações Pan Ásia-Pacífico. Na sua nova capacidade enquanto presidente da Acer na região, o Hou vai supervisionar o mercado crucial da China, Taiwan, Coreia do Sul, Japão, Austrália e Nova Zelândia.

Além da contração do mercado Core, a empresa também tem de lidar com a queda de rentabilidade. O volume de negócios caiu 20% em 2015, mas os lucros deram um tombo de 66%. O início de 2016 não está a ser melhor: as receitas caíram 30,1% em janeiro e 22% em fevereiro, segundo os dados mensais não auditados publicados pela Acer.

De acordo com a Gartner, a marca é agora a sexta maior fabricante mundial de computadores, com 7% de quota e 20,340 milhões de unidades vendidas no ano passado – uma quebra de 15,3%. Está atrás da Apple, que detém 7,2% do mercado, e da Asus, com 7,3%.

No ano passado, também a Hewlett-Packard decidiu separar os negócios, mas criando empresas independentes.

A estrutura da Acer fica assim dividida:

Negócio Core – para desenvolvimento de produtos TI

  • Produtos TI para notebooks, desktops e tablets, e a sua Investigação e Desenvolvimento (I&D) – liderado por Jerry Kao, presidente
  • Ecrãs Digitais incluindo monitores e projetores – liderado por Victor Chien que é promovido a presidente
  • Produtos Servidor – liderado por Evis Lin, diretor geral
  • Planeamento e Operações – liderado por Tiffany Huang, presidente

Negócio New – para a integração dos serviços e plataformas na nuvem, e desenvolvimento de smartphones e wearables com aplicações IoT de valor acrescentado

  • eBusiness – liderado por Ben Wan, presidente
  • BYOC e Produtos Smart – liderado pelos presidentes Maverick Shih e ST Liew
  • Value Lab para a integração vertical e horizontal de tecnologia para novos negócios – liderado por RC Chang, Chief Technology Officer.