Adobe apresenta Creative Cloud atualizado no MAX 2014

A Adobe anunciou na conferência criativa Adobe MAX 2014, o lançamento de uma importante atualização da Creative Cloud, que vai transformar a forma como os criativos trabalham entre os desktops e outros dispositivos. Este importante lançamento inclui 13 atualizações às funcionalidades de 13 ferramentas de desktop CC essenciais que se ligam à nova família de apps móveis integrados.

adobe_headquarters

As últimas versões do Photoshop CC e Illustrator CC incluem inovações no suporte para toque para Microsoft Windows 8 e Surface Pro 3. Uma das novidades mais importantes deste lançamento é o novo perfil criativo que liga as ferramentas CC de desktop a nove novas apps móveis, levando a capacidade do Photoshop, Lightroom, Illustrator e Premiere para os dispositivos móveis.

A Adobe lançou também uma versão beta pública de um SDK criativo que permite desenvolver apps móveis que se ligam à Creative Cloud, dando início a uma nova era de inovação de apps de entidades independentes para programadores criativos. A empresa introduziu também o Creative Talent Search, uma plataforma que disponibiliza oportunidades de emprego das melhores marcas e empresas aos criativos de todo o mundo.

“O ritmo da inovação continua a acelerar com o Creative Cloud e hoje estamos a introduzir uma nova família de apps móveis que estão profundamente integradas com as ferramentas CC para desktop emblemáticas, como o Photoshop e Illustrator, levando os dispositivos móveis para o mainstream criativo,” refere David Wadhwani, senior vice president, Digital Media, Adobe. “Além disso, novos recursos, como o Creative Talent Search, mostram que a Creative Cloud está a evoluir para uma ferramenta cada vez mais poderosa para os nossos milhões de membros.”

Este lançamento da Creative Cloud inclui um novo Perfil Criativo que liga os criativos ao seu trabalho, aos recursos que utilizam para criar e às comunidades que lhes interessam – onde quer que estejam. Ficheiros, fotos, cores, pincéis, formas, tipos de letra, estilos de texto, gráficos ou quaisquer outros recursos estão sempre nas pontas dos seus dedos. Este novo Perfil Criativo anda de mão dada com os criativos de app para app e de dispositivo para dispositivo, para que os recursos apareçam automaticamente quando estes precisam e no contexto adequado.

Este lançamento inclui novas ligações radicais entre as ferramentas CC para desktop essenciais e a nova família de apps móveis que levam a capacidade do Photoshop, Illustrator, Premiere Pro e Lightroom para os dispositivos móveis. O alinhamento inclui:

Na família Photoshop, Photoshop Sketch permite aos criativos desenhar com novas e expressivas escovas e permite um fluxo de trabalho integrado com o Photoshop CC e o Illustrator CC. As atualizações para o Photoshop Mix alargam as capacidades de composição precisa e incluem agora uma integração melhorada com o Photoshop CC, assim como uma nova versão para iPhone. A nova app Lightroom mobile tem por base um fluxo de trabalho integrado entre o desktop e o móvel e inclui funcionalidades que permitem aos clientes, amigos ou família deixar comentários às fotos partilhadas online e escolher as favoritas; a informação GPS das fotos do iPhone são agora sincronizadas com o Lightroom no desktop.

Na família Illustrator, o Illustrador Draw (anteriormente Adobe Ideas) permite os utilizadores aceder às suas ferramentas e funcionalidades de desenho vetorial favoritas num interface moderno e simplificado, com integração de alta fidelidade com o Illustrator CC e suporte avançado para o Adobe Ink e Slide. O Illustrator Line, uma app de desenho de precisão, fornece aos criativos novas funcionalidades para distribuir formas perfeitas ao mesmo tempo que as estão a desenhar, além da possibilidade de enviar esboços para o Illustrator CC, onde têm acesso completo aos seus caminhos vetoriais originais para edição.

Na família Premiere, a nova app Adobe Premiere Clip transforma facilmente o vídeo filmado no iPhone ou iPad em vídeos editados que são simples de partilhar. Aspirantes a cinegrafistas podem enviar as suas composições para o Adobe Premiere Pro CC para edição e finalização avançada.