Categories: Segurança

Adware Fireball já infetou 250 milhões de dispositivos

Segundo a empresa de cibersegurança, cuja equipa de investigadores Threat Intelligence foi a responsável pela descoberta, este malware tem como origem e é administrado pela Rafotech, uma grande agência de marketing digital com sede em Pequim, na China.

O Fireball manipula os browsers das vítimas e substitui os seus motores de pesquisa por falsos, que  incluem os pixels de rastreamento usados para recolher a informação privada dos utilizadores.

O adware, não só executa código no computador da vítima e manipula o tráfego web para gerar receitas publicitárias, como instala plug-ins e configurações adicionais que aumentam o número de anúncios emergentes. A ameaça pode, ainda, espiar as vítimas, plantar malware e executar qualquer código malicioso nas máquinas infetadas.

A Rafotech negou qualquer envolvimento no ataque do Fireball mas a Check Point refere que o  número oficial de clientes da agência coincide com as vítimas e que o adware se aloja automaticamente nos equipamentos que instalam alguns dos seus programas gratuitos, como Deal Wifi ou Mustang Browser.

De acordo com a investigação, já foram infetados mais de 250 milhões de computadores, sendo a  Índia  (25,3 milhões), o Brasil (24,1 milhões) e o México (16,1 milhões), os países mais afetados. 

O fabricante especializado em segurança indica que a percentagem de empresas vítimas é alarmante dado que foi detetado em 20% de todas as redes corporativas. Os países mais afetados são a Indonésia (60%), a Índia (43%) e o Brasil (38%). Na Europa, Portugal (35%) está no quarto lugar dos países mais afetados, atrás da Turquia (40,1%), Sérvia (36,7%) e Macedónia (35,7%).

A Check Point afirma que o Fireball é provavelmente a campanha de infeção de sequestro de browsers mais importante de sempre, sendo que o seu verdadeiro alcance ainda não é conhecido.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago