Africa Code Week desenvolve competências digitais de 426 mil jovens

O objetivo ambicioso da SAP de preparar cinco milhões de jovens africanos com competências básicas de programação até 2025 registou um grande progresso na apresentação deste ano dos resultados da iniciativa Africa Code Week. Mais de 426 mil jovens de 30 países do continente africano completaram a formação, ultrapassando de forma significativa o objetivo de formação de 150 mil jovens em 2016.

A Africa Code Week é uma iniciativa que visa despertar o interesse das crianças, adolescentes e jovens adultos africanos pela programação de software. Liderada pela SAP em 2015, como parte dos seus investimentos na área social, para impulsionar o crescimento sustentável no continente africano, Africa Code Week (ACW) é a história de centenas de escolas, professores, ministros, centros comunitários, clubes de programação, ONGs, empresas e organizações sem fins lucrativos, que se unem para dar origem à maior iniciativa de literacia digital alguma vez realizada em África.

“Nos países africanos lusófonos treinámos mais de 5.800 estudantes, dos quais 64% eram do género feminino,” declarou Claire Gillissen-Duval, líder global do Projeto Africa Code Week. “Contribuindo com mais de metade do crescimento da população mundial até 2050, o continente africano desempenhará um papel importante no futuro da economia mundial. Ao adquirirem os conhecimentos básicos de programação num ambiente aberto, os jovens africanos preparam-se para aproveitar as imensas oportunidades apresentadas pela atual Revolução Digital e habilitam-se no sentido de se tornarem os agentes ativos que irão moldar a economia mundial.”

O objetivo de longo prazo da Africa Code Week é capacitar mais de 200 mil professores e impactar positivamente a vida de cinco milhões de crianças e jovens na próxima década. Os principais parceiros desta iniciativa são o Centro de Ciência da Cidade do Cabo e o Centro de Educação de Galway, enquanto os parceiros estratégicos são a UNESCO, Google, openSAP, Alianças Universitárias da SAP, AMPION, Fundação Rei Baudouin, ALink Telecom, Camara Education ATOS, entre muitos outros.

Redação Silicon

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago