Alcatel-Lucent apela mais investimento na Europa

cintillo-mwc2014O CEO da Alcatel-Lucent, Michel Combes, a partir do Mobile World Congress em Barcelona, recomendou os operadores europeus a investir mais em TI e em redes caso a região não queira ficar atrás do resto do mundo em inovações de serviços.

Michel Combes“A Europa ainda está embebida num ciclo vicioso”, afirmou Combes num Keynote no MWC 2014 sobre o poder do Big Data. “Não investimento necessário em redes e TI, o que significa que os fornecedores de serviço estão a sair para uma batalha de preços em vez da inovação”.

O CEO da Alcatel-Lucent apontou para aquilo que vê como “próspero” e “virtuoso” ecossistema digital nos Estados Unidos, onde as fundações estão a investimento em acesso de banda larga de grande velocidade e tecnologias cloud. A Ásia, segundo o mesmo, estará também a avançar nessa direção.

O tema geral da apresentação de Michel Combes foi a indústria num ponto de viragem. O rápido crescimento de volume de dados significa que as operadoras precisam de pensar radicalmente o design da rede. Combes apontou um estudo da Bell Labs, divisão de pesquisa da Alcatel-Lucent, onde se estima um crescimento de 440 por cento no tráfego de cloud e data center metropolitanos entre 2012 e 2017. “É preciso uma mudança estrutural para construirmos as nossas redes para distribuir a escala e elasticidade requerida”, afirmou.

Michel Combes está a procurar reforçar a Alcatel-Lucent com um plano de mudança ambicioso, movendo-se dos sistemas “legacy” para IP, cloud e tecnologias “ultra-broadband”. No entanto, ele não espera trabalhar sozinho. “Recomendo a indústria a trabalhar em conjunto, tanto do mundo de TI como de redes”.