Alcatel-Lucent ultrapassa 125 milhões de licenças VoIP

A Alcatel-Lucent já vendeu mais de 125 milhões de licenças VoIP em todo o mundo, isto numa altura em que os operadores procuram dar resposta à procura pelo acesso de ultra banda larga para a convergência de voz, vídeo, dados e novas aplicações.

VoIPAs licenças de voz sobre LTE correspondem à maior parte das soluções comercializadas pela Alcatel-Lucent, tendo sido vendidas cerca de 88 milhões. Com a implementação de VOLTE, os operadores têm a capacidade de reduzir custos operacionais, transferindo-se para uma rede totalmente IP, libertando um espectro valioso para responder à crescente procura por banda larga móvel.

O foco na implementação do VOLTE alinhado com o reposicionamento setorial da Alcatel-Lucent, no âmbito do Plano Shift, torna a empresa numa “especialista em IP Networking e Ultra-Broadband Access para apoiar os fornecedores de serviço, web-scale e redes empresariais”.

A analista principal sobre VoIP, UC e IMS da Infonetics Research, Diane Myers, afirma que “as comunicações IP são o caminho para o operador atual, para permanecer relevante e responder às necessidades e expetativas dos utilizadores finais e clientes empresariais com prazos cada vez mais reduzidos”. Myers acrescenta que “tal requer que os operadores construam redes que possam responder às exigências de rapidez, agilidade e inovação, sem comprometer o desempenho e a disponibilidade da rede”.

As comunicações IMS da Alcatel-Lucent fornecem, segundo a empresa, “uma nova experiência de conversação APIs e APIs para comunicações em tempo real em toda a Web” que movem a comunicação multimédia de um serviço fixo a um equipamento e rede para um serviço incorporado em qualquer dispositivo, páginas web ou aplicação.