Categories: Cloud

Alibaba estreia-se nos EUA com cloud center

O primeiro cloud center da Alibaba fora do mercado asiático terá lugar na Califórnia, nos Estados Unidos. A decisão parte de um esforço da empresa em expandir os seus serviços globalmente e dar resposta às necessidades das empresas chinesas em território norte-americano.

No que diz respeito a serviços de cloud, a concorrência nos EUA será bastante forte para a Alibaba, já que empresas como a Amazon ou Microsoft têm as suas soluções já bastante enraizadas no mercado norte-americano.

No entanto, a estratégia da Alibaba parece ser bastante específica, de acordo com Ethan Yu, responsável pelo departamento de cloud da empresa, em declarações à agência Reuters. A implementação dos serviços de cloud será realizada a pensar nas empresas chinesas a operar nos Estados Unidos e naquelas que querem expandir os seus negócios para lá.

Para pôr em prática esta mudança, a Alibaba serve-se da Aliyun, uma divisão criada especificamente para desenvolver estruturas de cloud, ainda que primeiramente apenas para atividades internas da empresa. No entanto, o sucesso da mesma levou ao alargamento do seu alcance, disponibilizando a tecnologia da Aliyun a outras empresas chinesas dentro do país e, agora, também além-fronteiras.

Em termos percentuais, a Aliyun contribui apenas com um por cento para as receitas da Alibaba mas a sua força estará na inovação tecnológica e não na capacidade de gerar lucros. De acordo com os dados avançados pela Reuters, a Aliyun reúne já 23 por cento do mercado cloud na China com alguns dos mesmos concorrentes que enfrentará nos EUA.

Resta saber se a decisão de focar, pelo menos por agora, apenas nas empresas chinesas com negócios nos Estados Unidos será uma decisão vencedora para a Alibaba. Uma vez que, na China as empresas têm optado, muitas vezes, pela Aliyun, é natural que fora do país natal façam a mesma escolha. No entanto, a restrição a empresas chinesas poderá também significar restrição na receita.

Filipa Almeida

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

1 dia ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

1 dia ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

2 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

3 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

6 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago