Altice Portugal e ThothX reativam infraestrutura de comunicações para o setor espacial

A reabilitação do teleporto e a conversão da antena vão contribuir para a observação do tráfego espacial em órbitas geoestacionárias e para a segurança dos ativos espaciais europeus.

A Altice Portugal e a ThothX estabeleceram uma parceria para a reativação de um teleporto, em São Miguel, nos Açores, com capacidades Radar de Espaço Profundo, reforçando os ativos espaciais do arquipélago e contribuindo para a economia espacial do País.

O setor espacial é considerado com grande potencial para o futuro, nomeadamente nas áreas da segurança e comunicações espaciais, centrais para este projeto, que inclui a remodelação de uma antena de telecomunicações de 30 metros, localizada na ilha de São Miguel.

A reabilitação do teleporto e a conversão da antena vão contribuir para a observação do tráfego espacial em órbitas geoestacionárias e para a segurança dos ativos espaciais europeus.

Este acordo “vem reforçar, por um lado, a posição de Portugal como um hub estratégico europeu de telecomunicações e do arquipélago dos Açores como hub Atlântico para o Espaço e, por outro, a estratégia da Altice enquanto player no mapa das comunicações e porta de entrada para a Europa, interligando continentes por via espacial, aérea, terrestre ou submarina”.

Para a ThothX, este projeto é uma parte importante da sua estratégia de cobertura global – com a antena de 46m operacional no Canadá, o projeto de remodelação de antena de 30m da Austrália e o projeto de remodelação dos Açores – para atingir 95% de GEO.

Várias instituições portuguesas de I&D já “sinalizaram interesse numa potencial colaboração futura em estudos de radioastronomia, um aspeto de grande importância para a empresa, cujas colaborações com a academia canadiana já decorrem há alguns anos”.

Para a Altice Portugal, este novo projeto insere-se na estratégia de desenvolver e apoiar projetos de destaque nacional e internacional e que marcam o futuro da inovação nacional.

O Teleporto da empresa em Alfouvar (Sintra) é disso um exemplo. A infraestrutura é a maior do país e, para além de operar um conjunto de serviços de satélite para os clientes MEO, aloja 4 gateways dos maiores operadores de satélites de telecomunicações globais, que operam desde as órbitas geostacionárias até às mais atuais órbitas baixas que permitem reduzir a latência deste tipo de telecomunicações.

A relevância desta infraestrutura em território continental é alavancada pela localização geográfica do país e pelo elevado know-how das equipas locais.

Também a Altice Labs está envolvida no âmbito das comunicações satélite (5G Nanosatellite) ao pretender apresentar-se enquanto fornecedora de soluções de telecomunicações bidirecionais entre o espaço e a terra para NTN – Non Terrestrial Networks.

Para o efeito, o hub de inovação do Grupo Altice, o Instituto Superior Técnico (IST) e a Universidade do Luxemburgo encontram-se a constituir um consórcio para candidatar à Agência Espacial Europeia um projeto nesta área.