Categories: Negócios

Amazon pronta para conquistar a esfera da música digital

A Amazon revelou o seu novo serviço de streaming de música que gratuitamente vem integrado no seu pacote de adesão Prime. Contudo, este novo serviço sob o nome Prime Music oferece um espectro de músicas recentes mais reduzido do que as suas concorrentes Spotify e Beats Music da Apple.

O serviço Prime Music permite, então, que os subscritores da oferta Prime possam ouvir online ou descarregar mais de um milhão de músicas, sem qualquer taxa acrescida e sem serem importunados por interrupções publicitárias.

Este constitui-se como um dos múltiplos planos que a Amazon tem posto em marcha ao longo dos últimos meses para potenciar o aumento da sua base de subscritores.

No entanto, a olimpiana do comércio eletrónico continua na sombra do Spotify e do Beats Music, seus inimigos mortais, uma vez que ambos os serviços disponibilizam mais de 20 milhões de músicas.

A Amazon também não oferecerá conteúdo do portefólio Universal Music Group, pelo menos não para já, que inclui os artistas Kanye West e Lady Gaga.

O diretor da divisão de música digital da empresa norte-americana, Steve Boom, admitiu estar ciente das vulnerabilidades do Prime Music face a outros serviços análogos e rivais, mas sublinhou que por ser um serviço gratuito, com a adesão ao programa Prime, acaba por tornar-se bastante mais rentável do que outros serviços pelos quais se pagam até dez dólares por mês.

Boom asseverou que muitas músicas nunca são descarregadas, uma percentagem expressiva das entre 25 milhões e 30 milhões de músicas que a Amazon vende no seu website, pelo que seria uma manobra supérflua oferecer uma quantidade absurda de músicas que ficariam a ganhar pó na prateleira.

A Universal, a maior produtora discográfica do mundo, não faz ainda parte do grupo de parceiros da Amazon, mas ambas encontram-se já em negociações. A Warner Music Group e a Sony Music Entertainment são algumas das produtoras musicais que se aliaram ao serviço da Amazon.

Este novo serviço espelha claramente os esforços que a Amazon tem feito para marcar e reforçar a sua presença em novas áreas, como a da música digital e a do hardware.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago