Amazon perto de ultrapassar a Apple

A Apple, atualmente a empresa cotada em bolsa mais valiosa do mundo, pode estar perto de perder esse estatuto para a Amazon.

A Apple, atualmente a empresa cotada em bolsa mais valiosa do mundo, pode estar perto de perder esse estatuto para a Amazon, que está perto ultrapassar a marca do bilião de dólares.

O otimismo de Wall Street sobre décimo aniversário do iPhone, que ocorreu no ano passado, impulsionou as ações da Apple 24% acima nos últimos 12 meses, dando-lhe uma capitalização de mercado de 893 mil milhões de dólares. Isso é 141 mil milhões a mais do que o valor de mercado de 752 mil milhões da Amazon, a segunda maior empresa de capital aberto do mundo, mas a Amazon vem encerrando a diferença entre as duas empresas.

As ações da Amazon aumentaram 83% ao longo do ano passado, reforçado pelo rápido crescimento da receita, à medida que mais compras são feitas online e os negócios mudam as suas operações de computação para a cloud, onde a Amazon Web Services lidera o mercado.

Em janeiro, a Amazon anunciou juntamente com a Berkshire Hathaway e a JPMorgan Chase vão formar uma empresa para reduzir os custos dos cuidados de saúde dos seus funcionários, que foi amplamente vista como uma ameaça para o sistema de saúde existente dos EUA e relembrou a capacidade da Amazon de perturbar os mercados.

A Amazon ultrapassou a Microsoft como a segunda maior empresa por capitalização de mercado em fevereiro. Enquanto isso, o otimismo sobre o iPhone X da Apple deu lugar a preocupações de que procura pelo dispositivo pode ser mais fraca do que o esperado.

Se as ações da Amazon continuarem o crescendo observado no ano passado, a capitalização de mercado da empresa vai atingir o bilião de dólares no final de agosto. A Apple deverá chegar à mesma capitalização uma semana depois, se o preço das ações continuarem a subir no mesmo ritmo observado no ano passado.