Amazon Web Services lança o Amazon Kinesis Analytics

A Amazon Web Services (AWS) anunciou o Amazon Kinesis Analytics, um serviço que permite a obtenção de insights de streaming de dados em tempo real. Desta forma, os developers podem escrever consultas SQL padrão para dados em streaming sem a necessidade de aprender quaisquer novas skills de programação.

A nova solução da AWS integra-se com o Kinesis Streams e o Kinesis Firehose e pode, de acordo com a empresa, reconhecer automaticamente formatos de dados padrão dentro de fluxos de dados e sugerir um esquema fácil de editar através do uso do editor interativo de esquemas do Kinesis Analytics. O Kinesis Analytics implanta e dimensiona automaticamente os recursos necessários para executar as consultas, entregando resultados processados ​​diretamente aos serviços da AWS como o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), o Amazon Redshift e o Amazon Elasticsearch Service.

“A funcionalidade da AWS em armazenamento de big data, data warehousing, análise distribuída, streaming em tempo real, aprendizagem de máquina e inteligência de negócios permite que os nossos clientes prontamente extraiam e implantem ideias a partir da significativa quantidade de dados que estejam armazenando na AWS”, afirmou em comunicado Roger Barga, gerente geral da Amazon Kinesis. “Com a adição do Amazon Kinesis Analytics, expandimos aquele que já é o mais amplo portfólio de serviços de análise disponíveis, e facilitamos o uso de SQL para fazer análises em tempo real de streaming de dados para que os clientes possam entregar insights acionáveis ao seu negócio mais rapidamente do que nunca”.

Segundo a companhia, os clientes podem começar a usar o Amazon Kinesis Analytics facilmente, indo para o AWS Management Console e selecionando um fluxo de dados Kinesis Streams ou Kinesis Firehose. Em seguida, podem usar o editor SQL e os modelos incorporados do Kinesis Analytics para escrever consultas SQL e apontar para onde querem que sejam enviados os resultados processados.

A ferramenta não tem custo de instalação e o utilizador só paga pelos recursos que as suas aplicações de processamento de streaming realmente utilizarem. Para já, o Amazon Kinesis Analytics está disponível na Virginia e no Oregon (EUA) e na Irlanda (Europa) mas a expansão a outras áreas está prevista para os próximos meses.