Anacom organiza workshop gratuito sobre aplicações e conteúdos OTT

A Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações vai divulgar os resultados do “Estudo sobre serviços de aplicações conteúdos (OTT)”, realizado pela Qmetrics, num workshop marcado para a próxima semana.

O workshop realiza-se na terça-feira, 29 de março, no Hotel Sana Malhoa em Lisboa. A Anacom  comissionou o estudo à Qmetrics e vai sintetizar no encontro as principais conclusões sobre a economia do negócio dos serviços OTT [over-the-top] disponíveis em Portugal – a sua evolução previsível, o correspondente impacto sobre o sector das comunicações eletrónicas e os desafios a nível da regulação e políticas públicas.

“O sector das telecomunicações está em acelerada mudança, fruto da inovação tecnológica constante, do surgimento de novos players e de novos modelos de negócio”, diz a Anacom. “Mais do que um sector, existe atualmente um ecossistema digital, resultante da convergência entre as telecomunicações, média e tecnologias de informação.”

A entidade reconhece que este contexto traz desafios importantes para os reguladores, que terão que antecipar a configuração do mercado, mas não só. Também os operadores de telecomunicações terão que se reposicionar para conseguirem ter uma fatia do valor gerado pelas inovações que são desenvolvidas em cima das suas redes pelos operadores OTT.

O programa vai contar com a participação de Pedro Simões Coelho, diretor da NOVA Information Management School, Alberto Silva, diretor da unidade de negócio Office da Microsoft Portugal, Daniela Antão, secretária geral da Apritel – Associação dos Operadores de Telecomunicações, Ricardo Tomé, diretor coordenador da Media Capital Digital, Paulo Gonçalves, diretor do departamento de Controlo de Concentrações da Autoridade da Concorrência e Frederico Ferreira de Almeida, diretor geral da FremantleMedia Portugal.

A participação é gratuita e o estudo está disponível aqui.