Android vai mostrar fotos do Google+ em chamadas

A Google está a transformar o marcador de chamadas do Android mais inteligente e já falou sobre as novas funcionalidades do sistema operativo KitKat, que adiciona automaticamente o ID de quem telefona para empresas que a Google já tem na sua base de dados. No início do ano, a aplicação de chamadas básica do telefone vai, também, por a imagem de perfil do Google+ para mostrar a fotografia de quem telefona.

AndroidEsta será uma funcionalidade que vai estar de origem; assim que o utilizador verificar o número de telefone na conta Google, a opção fica ativa. Os utilizadores que queiram esconder a sua imagem podem desativar o acesso indo ao seu perfil de Google+, clicando na imagem de perfil, carregando no link de “Conta” e navegando à sub-secção “Números de telefone”.

Ao clicar em “Ver”, a Google mostra todas as opções de números de telemóvel associados à conta, podendo permitir, ou não, o uso dessa informação para encontrar o utilizador através dos serviços Google. De acordo com a empresa, será também possível permitir se as pessoas “podem ver o nome e foto de perfil quando lhes telefona ou recebe uma chamada deles”.

Outras funcionalidades de chamadas já implementadas no Android 4.4 incluem poder juntar números de empresas e serviços e ver a informação do domínio da Google Apps.

O “KitKat” já está disponível para os utilizadores do Nexus 5 e vai estar disponível para os dispositivos Nexus 4, Nexus 7 e edição Google Play nas próximas semanas.