Android Wear fica mais inteligente para encarar Apple Watch

O Google já se movimenta para fazer frente ao avanço do relógio da Apple. O Android Wear, sistema operacional para dispositivos wearable, ganhará uma atualização que melhorará a usabilidade, mesmo sem um smartphone por perto.

O grande ponto fraco dos smartwatches é a dependência de um telefone constantemente emparelhado para que o fluxo de informações e notificações os mantenha úteis. O que o Google propõe é dar um grau maior de independência aos dispositivos, deixando a vida do utilizador mais conveniente, ao mesmo tempo justificando o investimento no aparelho.

A maior novidade é o modo Wi-Fi, que mantém o dispositivo útil mesmo com o telemóvel longe. As notificações recebidas no smartphone são espelhadas e transmitidas ao aparelho, exatamente como acontece como alguns aparelhos Motorola e o navegador Chrome.

Outra novidade bem-vinda é um modo de baixo consumo de energia que mantém as apps em funcionamento no ecrã, em modo preto e branco, acendendo apenas os pixels necessários. Para ecrãs AMOLED, este recurso é fundamental para a redução do consumo de bateria sem sacrifício da funcionalidade.

Agora, os relógios com Android Wear podem ser controlados com gestos, simplesmente inclinando-se o pulso. Para se deslizar o ecrã, essa é uma grande vantagem, especialmente quando a outra mão está ocupada com, por exemplo, uma chávena de café.

O ecrã também pode ser usada para se desenhar emojis, que são transcritos para inserção em mensagens, sem necessidade de procurar em mapas de teclados.

A atualização será disponibilizada gradativamente, diretamente pelos fabricantes dos relógios.

* Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago