Com o SafeCloud Photos, consegue, por cada foto guardada pelo utilizador, produzir dois ou mais pedaços de informação que espalha por serviços diferentes de armazenamento online, tornando os dados invioláveis.
Explicam os responsáveis que o SafeCloud Photos é uma aplicação de fotografia que tem como principal fator diferenciador o modo como guarda as fotos na cloud. Atualmente guardamos as nossas fotos em serviços como o Google Drive, Dropbox, OneDrive, entre outros, mas este processo não é seguro, tal como revelou Edward Snowden, o assistente técnico da CIA que em 2013 revelou os programas de vigilância dos EUA.
“Cada um dos pedaços em que a fotografia fica dividida não revela absolutamente nenhuma informação sobre a foto, que só pode ser acedida nos nossos dispositivos, pois apenas estes têm acesso simultâneo a todos os pedaços. Não existe, neste momento, nenhuma aplicação no mercado que ofereça o mesmo nível de segurança oferecido pela SafeCloud Photos”, explica Francisco Maia, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC – polo do INESC TEC na Universidade do Minho – e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da app.
De acordo com o investigador, apesar do foco principal da app ser a privacidade, a aplicação de fotografia pretende ser muito completa, permitindo ao utilizador beneficiar de uma privacidade elevada sem ter de abdicar das facilidades já oferecidas por outras aplicações no mercado.
O desenvolvimento desta app está a decorrer no âmbito do projeto europeu SafeCloud, liderado pelo INESC TEC, e que vai contar com 3 milhões de euros vindos da Comissão Europeia para combater a violação de dados privados quando se utilizam serviços como os da Google ou da Microsoft.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…