Apple avaliada em mais de 700 mil milhões de dólares

A Apple conseguiu atingir um valor de mercado insólito de mais de 700 mil milhões de dólares. A fabricante do iPhone é a primeira empresa norte-americana a conquistar uma avaliação desta magnitude.

apple china

Já em novembro de 2014 a Apple tinha os olhos postos numa avaliação de 700 mil milhões de dólares, mas no dia 10 de fevereiro uma subida de 1,9 por cento do valor das suas ações – que chegaram os 122,02 dólares – valeu-lhe um valor de mercado de 710,7 mil milhões de dólares.

Sendo agora quase duas vezes mais valiosa do que a Microsoft, que se encontra nos cerca de 349 mil milhões de dólares, a Apple atingiu uma capitalização de mercado nunca antes conseguida por uma empresa nativa dos Estados Unidos.

Informações avançadas pela Bloomberg apontam a introdução de smartphones mais caros e de ecrãs mais amplos como a causa deste marco na história da marca da maçã mordida, que no último trimestre de 2014 registou os lucros mais altos de sempre. O aumento de 70 por cento das vendas de iPhones na China foi também combustível para este crescimento.

Espera-se que o tão aguardado smartwatch da empresa californiana, o Apple Watch, que deverá estrear-se no próximo mês de abril, catapulte o valor da Apple para um patamar mais elevado.

Por seu lado, a agência Reuters revelou que a Apple planeia assinar um contrato de 850 milhões de dólares com a fabricante de painéis fotovoltaicos First Solar, tendo em vista a mitigação das despesas energéticas, o que engordará ainda mais os cofres do colosso tecnológico liderado por Tim Cook. Com este acordo, a Apple espera construir uma central de produção energética para motorizar, de acordo com o Negócios, as suas instalações no estado da Califórnia, entre elas o seu novo campus, com energia ecologicamente sustentável.