Apple compra 14 mil milhões de ações em duas semanas

A Apple comprou novamente 14 mil milhões de dólares das suas ações em apenas duas semanas, desde que reportou resultados algo desapontantes no primeiro trimestre.

Tim CookAtravés de um programa de aceleração de recompra de ações (ASR), a Apple comprou 12 mil milhões das suas ações e mais dois mil milhões de dólares de ações de mercado aberto, segundo uma represetante da empresa. A ASR envolve, normalmente, a empresa comprar as suas ações a um banco de investimento.

Tim Cook, CEO da Apple, disse ao Wall Street Journal que ficou surpreso pelo declínio de oito por cento nas ações da empresa no dia 28 de janeiro, o dia depois dos resultados trimestrais. As ações da Apple desceram depois da companhia ter reportado vendas de iPhone abaixo do esperado na altura do Natal e ter emitido uma perspetiva de receitas fraca.

Com a nova ronda de compra das ações, a Apple já comprou mais de 40 mil milhões de dólares das suas ações nos últimos 12 meses, algo que Cook afirma ser um recorde para qualquer empresa com um período similar. “Significa que estamos a apostar na Apple”, explica o CEO.

“Significa que estamos mesmo confiantes com o que temos feito e com o que planeamos fazer. Não estamos apenas a dizer isso. Estamos a mostrar com as nossas ações”. A compra de ações faz parte do plano da Apple de recomprar 60 mil milhões de dólares das suas ações.

Excluindo as últimas compras, a Apple devolveu 7,7 mil milhões de dólares aos acionistas através de dividendos e recompras em dezembro, fazendo com que o total do programa de retorno de capital seja de 43 mil milhões de dólares.

Tim Cook disse ainda ao jornal que faz questão de atualizar o seu programa de recompra em março ou abril.