Apple divulga resultados do quarto trimestre

A Apple anunciou os resultados financeiros para o quarto trimestre do ano fiscal de 2014 que fechou a 27 de setembro. A companhia divulgou uma receita de 42.1 mil milhões de dólares e lucros líquidos de 8.5 mil milhões que correspondem a 1,42 dólares por ação.

Apple

Estes resultados do gigante tecnológico comparam-se com os do período homólogo no ano passado em que a receita foi de 37.5 mil milhões de dólares e o lucro de 7.5 mil milhões, o que correspondia a 1,18 dólares por ação diluída.

Houve, portanto, um crescimento que também se verificou na margem bruta que é de 38% comparando com os 37% de há um ano atrás. A empresa anunciou ainda dividendos de 0,47 dólares por acção a serem pagos a 13 de novembro.

O CEO da Apple, Tim Cook, não escondeu sua satisfação, dizendo que “o ano fiscal de 2014 ficará nos nossos álbuns de memórias, inclusivamente pelo maior lançamento de sempre do iPhone com o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus”.

Aliás, o executivo de Cupertino, referiu-se ainda a outros trunfos da Apple: “Com as extraordinárias inovações nos nossos novos iPhones, iPads e Macs, bem como o iOS 8 e o OS X Yosemite, vamos de férias com a mais forte linha de produtos Apple de sempre. E estamos também muito entusiasmados com o Apple Watch e outros grandes produtos e serviços na calha para 2015”.

A análise aos números foi feita pelo CFO Luca Maestri que destacou os ganhos por ação: “a nossa forte performance levou a um crescimento de 20% nos ganhos por ação e a um recorde de 13.3 mil milhões de dólares em cash flow de operações neste quarto trimestre. Continuámos a trabalhar fortemente no nosso programa de retorno de capital, gastando mais de 20 mil milhões de dólares neste período e trazendo um retorno acumulado de 94 mil milhões”.

Para o ano fiscal de 2015 a Apple traçou os seguintes objetivos: receita entre 63.5 e 66.5 mil milhões de dólares; margem bruta entre 37,5% e 38,5%; custos operacionais entre 5.4 mil milhões e 5.5 mil milhões de dólares; outros incomes de 325 milhões de dólares e uma tax rate de 26,5%.

A Apple disponibiliza ainda, durante cerca de duas semanas, o link para a conference call de apresentação dos resultados financeiros desse quarto trimestre do ano fiscal de 2014.