Apple e Samsung tentam acordo para acabar processo judicial

A Apple e a Samsung anunciaram que vão voltar a tentar um acordo para terminar com o mega processo judicial entre as duas empresas.

Apple_vs_SamsungOs presidentes executivos aceitaram participar em encontros mediados com o objetivo de alcançar um acordo que evite um novo julgamento para o caso que condenou a empresa sul-coreana a pagar quase mil milhões de dólares, ou seja, 735,6 milhões de euros, à Apple por violação de patentes.

O primeiro encontro entre a multinacional norte-americana e a sul-coreana aconteceu na passada segunda-feira e serviu para decidir que a mediação vai mesmo acontecer e terá lugar em fevereiro.

Esta mediação vai contar com a participação de três a quatro juízes conselheiros, mais um mediador com experiência em casos do género. O julgamento que se pretende evitar começa em março e vai rever a decisão judicial que condena a Samsung ao pagamento de uma indemnização de 930 milhões de dólares, o que corresponde a 684 milhões de euros.

O tribunal decidiu a mediação no dia 13 de novembro de 2013, ordenando às duas empresas que trabalhassem numa proposta de acordo.

A Apple e a Samsung continuam com vários processos em tribunal, tanto nos Estados Unidos como noutros países. Nos Estados Unidos o processo mais relevante foi o que condenou a fabricante sul-coreana ao pagamento de uma indemnização de mais de mil milhões de dólares, ou seja, mais de 735 mil milhões de euros.

A decisão foi mais tarde revista, reduzindo a indemnização para os 930 milhões de dólares (684 milhões de euros), mas o caso vai voltar a julgamento em março deste ano.