Apple forma equipa para explorar alterações na App Store

A Apple formou uma equipa “secreta” para estudar alterações à loja de aplicações App Store, que poderão significar a introdução de um modelo de pesquisas pagas.

Esta equipa terá 100 colaboradores e foi revelada à Bloomberg por pessoas próximas da iniciativa. Entre os engenheiros que terão sido transferidos para esta equipa de reestruturaçao da App Store encontram-se alguns que vieram da equipa de anúncios digitais iAd, onde a Apple está a desinvestir. Na liderança da equipa está o vice presidente Todd Teresi, que estava à frente da iAd.

A equipa está a explorar várias ideias, entre as quais a a possibilidade de cobrar aos programadores que queiram ver as suas aplicações em destaque na App Store, precisamente o modelo que a Google usa na loja Play.

Por exemplo, se um consumidor for à procura de um jogo sobre futebol, os programadores que queiram ver as suas aplicações a aparecer no topo da lista de resultados teriam de pagar. São pesquisas pagas – tal como o motor de busca Google tem os links patrocinados.

Outra das missões da equipa é melhorar a forma como os consumidores navegam na App Store. A Bloomberg argumenta que este seria um novo modelo de negócio para a Apple lucrar com a App Store, que já tem mais de mil milhões de aplicações e é uma parte importante das receitas da empresa. Em 2015, a parcela de serviços da Apple chegou aos 20 mil milhões de dólares, e uma grande parte está ligada à loja de aplicações – a empresa recebe uma fatia de 30% por cada aplicação vendida na App Store.