Apple lucra dez mil milhões de dólares num ano com App Store

Os utilizadores gastaram mais de 10 milhões de dólares durante o ano de 2013 em compras na loja de aplicações do iOS, a iTunes App Store.

iphone-4s-app-store-iconMais de mil milhões de dólares foram gastos em aplicações e mais de três mil milhões foram descarregadas para iPhones, iPad e iPod. Apesar de cerca de 91 por cento das aplicações móveis serem descarregadas gratuitamente em 2013, a soma destes números com as receitas da Apple tornam o mês de dezembro de 2013 o melhor de sempre a nível de lucro, segundo a empresa norte-americana.

As empresas e os programadores que desenvolvem aplicações para iOS já lucraram mais de 15 mil milhões de dólares desde a existência da App Store, de acordo com o comunicado oficial da Apple. As receitas geradas com a compra das aplicações representaram cerca de 17 por cento no ano anterior e em 2017 deverá atingir os 48 por cento da faturação do mercado.

“Queremos agradecer aos nossos clientes por tornarem 2013 no melhor ano de sempre para a App Store”, afirma o responsável pela área de Internet Software and Service na Apple, Eddy Cue.

A App Store tem atualmente mais de um milhão de aplicações para iPhone, iPad e iPod touch em cerca de 155 países.