Apple pode ser multada em milhares de milhões

Comissão Europeia deverá aplicar uma multa de milhares de milhões de euros à Apple nos próximos meses.

A Comissão Europeia deverá, nos próximos meses, decidir contra a Apple, aplicando à empresa de Cupertino uma multa na ordem dos 17 mil milhões de euros.

A comissão acusa a Apple de fugir aos impostos através de um esquema na Irlanda. Neste caso, a empresa da maçã moveria os seus lucros para subsidiárias irlandesas para reduzir os impostos empresariais.

No entanto, o departamento do Tesouro norte-americano poderá proteger a Apple. O departamento defendeu todas as empresas norte-americanas, incluindo a Apple, Starbucks e Amazon, num white paper publicado recentemente.

De acordo com o Business Insider, o departamento de tesouro acusa Comissão Europeia de colocar um alvo nas empresas dos Estados Unidos. O departamento em questão afirma que “continua a considerar potenciais respostas” se a Comissão Europeia continuar o tratamento.

Em 2013, também o Congresso dos Estados Unidos investigou a Apple por causa do seu regime fiscal. Na altura, o CEO da Apple Tim Cook testemunho no senado norte-americano.

Numa entrevista já este ano, Tim Cook afirmou que gostaria de levar para os Estados Unidos os milhões de dólares que a Apple tem fora do país, mas que o sistema em vigor nos Estados Unidos não é justo.

O CEO da Apple disse ao Washington Post que “é importante que todas as pessoas entendam que a alegação feita na União Europeia é de que a Irlanda nos deu um acordo especial. A Irlanda nega isso”.